Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação recebe o professor americano Joseph Folger


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação recebeu, no dia 20 de agosto, o cofundador e membro do Institute for Study of Conflict Transformation e professor da Temple University – Philadelphia, nos Estados Unidos, o PHD Joseph Folger, para a palestra “Mediação: O que a Torna Única e Valiosa?”. Aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, a 19ª reunião do grupo recebeu também o advogado, árbitro pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB e Consultor dos Ministérios da Justiça da Angola, Cabo Verde, Portugal, Brasil e do Banco Mundial da ONU, professor Adolfo Braga Neto, para ocupar a posição de debatedor da palestra.

Ao iniciar a reunião, o presidente, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, lembrou a criação do Fórum: “O Fórum surgiu a partir da iniciativa de alguns juízes, após fazerem curso de mediação”.

Em seguida, o professor Joseph Folger iniciou sua palestra, chamando a atenção para as particularidades da mediação: “Existem dois elementos que tornam a mediação diferente de outras formas de intervenção de conflitos. Essas duas características da mediação fazem com que ela seja única e tenha valor. A primeira é a autodeterminação das partes envolvidas em conflitos, e a segunda é que a mediação oferece a possibilidade de um diálogo que pode criar um efeito humanizador nas pessoas”.

A 19ª reunião do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação lotou o auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e ocupou também o auditório Joaquim de Vizeu Penalva Santos.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS