Fórum Permanente de Juízos Cíveis comemora sua 70ª reunião


clique na imagem para ampliar

O auditório Nelson Ribeiro Alves sediou, no dia 13 de maio, a 70ª reunião do Fórum Permanente de Juízos Cíveis. Com o tema “10 Anos do Código Civil: Acertos e Desacertos”, o encontro recebeu o advogado e professor Carlos Roberto Barbosa Moreira na palestra, que foi aberta pelo presidente do Fórum, desembargador Roberto de Abreu e Silva.

O desembargador Roberto de Abreu e Silva deu início ao encontro lembrando a importância histórica da data: “Hoje é um dia importante, temos que lembrar o trabalho feito pela princesa Isabel, ao assinar a Lei Aurea, que extinguiu a escravidão”.

Em seguida, o advogado Carlos Roberto Barbosa Moreira abordou as virtudes e pontos fracos do Código Civil e destacou: “As maiores virtudes do nosso Código estão na Parte Geral, que a meu ver, é melhor do que a de 1916. E completou: “Começo pela exaltação do fato de ter sido dado um tratamento sistemático aos direitos da personalidade, que não eram abordados no anterior. Porém, o Código Civil acabou entrando em vigor um tanto quanto datado; ele já nasceu velho em muitos aspectos e, mesmo nesse capítulo, a linguagem aparece um tanto quanto datada, em confronto com certas normas da Constituição de 1988.”

Ao fim da palestra, foi aberto um espaço destinado ao debate entre o público presente e o palestrante.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS