Fórum Permanente de História do Direito discute “Direito e História Antiga” em sua 9ª reunião


clique na imagem para ampliar

O auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura sediou, no último dia 15 de agosto, a 9ª reunião do Fórum Permanente de História do Direito, que teve como tema central “Direito e História Antiga”. Apresentado pelo presidente do Fórum, desembargador Milton Fernandes de Souza, o encontro recebeu para palestras a professora Uiara Barros Otero e o professor da UERJ, Marcelo Moraes Caetano. Também esteve presente na reunião, como debatedor, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Gustavo Vianna Direito.

A professora Uiara Barros Otero discorreu sobre o tema “Atuação da Jurisprudência Romana nas Actas dos Mártires Cristãos Latinos (Séc. III d.c.)”, sobre o qual destacou destacou: “Foi através do estudo que percebi a atuação de muitos magistrados com base nesse suporte da jurisprudência romana. Percebi então todo envolvimento em diversas áreas do poder romano, que unia os aspectos civis políticos, mas também jurídicos e militares”.

Segundo palestrante da manhã, o professor Marcelo Caetano falou sobre “Sócrates, Platão e Aristóteles: O Direito Positivo e a Ciência do Direito” e chamou a atenção para o significado do positivismo: “Positivo no Direito significa o direito público antes de tudo, mas também o direito escrito.”


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS