Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares discute “As Raízes da Violência Urbana”

clique nas imagens para ampliar

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), a cada ano a violência cresce no estado do Rio de Janeiro. Para debater o tema “As Raízes da Violência Urbana”, o Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu um encontro que reuniu estudantes, especialistas, psicólogos e magistrados, nesta quarta-feira 29 de agosto.

“A nossa maior preocupação é indagar de onde vêm essas raízes, porque mesmo com tantas medidas contra a violência no estado, os números continuam crescendo. É importante discutir como podemos como magistrados, como cidadãos mudar esses alicerces que envolvem toda a nossa sociedade”, declarou o desembargador Elmo Arueira, presidente do Fórum.

Para a palestrante, a socióloga Maria Alice Rezendo de Carvalho, a raiz da violência vai além do âmbito social. Por isso, é necessário mudar a estrutura e a cultura, tanto dentro do estado quanto na mentalidade da população. “A violência não é um fenômeno brasileiro, ela está explodindo em todo o mundo. É muito difícil apontar com precisão a extensão da violência com o que nós temos lidado”, ressaltou a socióloga.

“Quando dizemos que as políticas sociais não entram nas favelas, isso é real, e é um problema não só porque elas não entram e sim porque, ao não entrarem, inviabilizam a autonomia daquelas populações. As pessoas passam a depender daqueles autônomos que fornecem o que o estado e o governo deveriam oferecer. Então não é só dar a escola, é garantir a autonomia política para aquelas pessoas se organizarem”, afirmou a Maria Alice.

A socióloga considerou ainda: “Se eu tivesse que produzir uma reflexão mais dinâmica, eu diria que deveríamos procurar as raízes da nossa violência contemporânea no período da ditadura militar, porque nesse período se cancelou a política, e a, política é um elemento de grande favorecimento do diálogo e da tentativa de encontro”.

Participaram da mesa também a desembargadora Áurea Pimentel e o juiz João Marcos Castello Branco Fantinato.


29 de agosto de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.