Fórum Permanente de Direitos Humanos realiza sua 47ª reunião


clique na imagem para ampliar

O auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura recebeu, no último dia 08 de maio, a 47ª reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos. Com o tema “Constituição, Dignidade Humana e Superação do Positivismo”, o encontro foi aberto pelo presidente do Fórum, juiz Rubens Casara e teve como palestrantes o juiz João Marcos Buch, TJSC; o procurador do Estado de São Paulo, Mario Sotelo Felippe, e o advogado Pedro Estevam Serrano.

Ao abrir o encontro, o juiz Casara ressaltou: “A ideia de convidar estes palestrantes, autores da coleção “Para Entender Direito”, é efetivamente poder divulgar de uma maneira menos fechada e menos dogmática um pensamento crítico acerca de vários pontos relevantes do direito”.

Primeiro palestrante da noite, o advogado Pedro Estevam Serrano afirmou: “A filosofia do direito é árdua, pois ela tem uma questão fundamental que é a conexão do direito com a moral. Isso traz uma série de problemas filosóficos e práticos muito angustiantes”. Em seguida, o juiz catarinense João Marcos Buch declarou: “No Brasil, não há nada que viole mais a dignidade humana que a execução penal. Na execução penal, a violação é forte, porque o estado é afirmativo nessa violação”.

Responsável pelo encerramento do encontro, o procurador do Estado de São Paulo, Marcio Sotelo Felippe, ponderou: “A linguagem do direito serve cada vez mais de fonte, e o judiciário é o principal instrumento”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS