Fórum Permanente de Direitos Humanos e de Direito e Saúde realizam mais uma reunião na EMERJ


clique nas imagens para ampliar

“A Saúde e o Direito Perante o Fim da Vida – O que fazer quando não é possível curar?” foi o tema da reunião conjunta do Fórum Permanente de Direitos Humanos e do Fórum Permanente de Direito e Saúde, que aconteceu no dia 31 de agosto, no auditório Antonio Carlos Amorim. A abertura do evento foi realizada pela juíza Isabel Coelho e pela JDS desembargadora na 27ª Câmara Cível Maria Aglaé Tedesco Vilardo. O encontro recebeu ilustres palestrantes, entre eles, o filósofo Fermin Roland Scharamm e o médico Filipe Gusmão.

Ao dar início ao evento, as magistradas Isabel Coelho e a desembargadora Maria Aglaé Vilardo ressaltaram a importância de se debater temas sobre saúde aliados ao conhecimento da Filosofia, e do Direito. “Quando nós (magistrados) decidimos uma questão utilizando essas ferramentas, a decisão fica mais fácil e justa”, afirmou a expositora. Em seguida, o filósofo e doutor em Saúde Pública – FIOCRUZ Fermin Scharamm discorreu sobre “Genealogia da Percepção da Morte no Ocidente”, e afirmou: “A morte continua sendo um problema na existência do indivíduo humano. O homem a vê não como um evento normal, mas como um acontecimento irracional e absurdo. Por isso, o pensamento procura suas razões secretas fora da ordem natural”.

O primeiro painel do encontro retratou “Um Panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil e no Mundo: Conceito, Histórico e Normas”. No segundo painel, o tema abordado foi “O Médico e o Juiz Perante o Fim da Vida”. Já o último painel do dia discutiu “Home Care: Um Modelo Viável?” e “As Diretivas Antecipadas de Vontade”.

O evento fez parte respectivamente da 10ª e 71ª reuniões dos Fóruns Permanentes de Direito e Saúde e Direitos Humanos.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS