Fórum Permanente de Direito Empresarial realiza sua 75ª reunião


clique nas imagens para ampliar

Com o tema “A Antecipação dos Efeitos da Tutela nas Lides Envolvendo Propriedade Industrial”, a 75ª reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial, aconteceu no último dia 4 de novembro, no auditório Antônio Carlos Amorim. Aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, o encontro recebeu como palestrantes o desembargador André Ricardo Cruz Fontes e o professor Pedro Marcos Nunes Barbosa. Para o cargo de debatedor, foi convidado o advogado Raul Murad Ribeiro de Castro.

Ao abrir o encontro, o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres destacou: “Vamos sair daqui com uma ideia mais sólida acerca desse movimento processual”. Em seguida, o desembargador André Fontes iniciou sua explanação dizendo “A tutela é a decisão preferida após ser julgado de forma definitiva. O conteúdo nunca será igual, porque, no mínimo, é provisória. Ela não é definitiva, então, nesse aspecto, pelo menos, o efeito é sempre de antecipação de alguns efeitos, e não de toda a tutela”.

Em seguida, o professor Pedro Barbosa ressaltou “Quando falamos de propriedade intelectual, nunca teremos indenização, pois é um conceito jurídico que parte da premissa de que o bem afetado é fungível e físico. Nenhuma tutela inibitória consegue garantir uma indenização, podendo cessar uma eventual violação que, se provada ou demonstrada a probabilidade do dano, sempre vai ser suficiente ao elemento compensação.”

Ao encerramento do encontro, o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres convidou a todos para a próxima reunião do Fórum de Direito Empresarial, no próximo dia 24 de novembro e iniciou o debate entre os integrantes da mesa e a plateia presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS