Fórum Permanente de Direito Empresarial realiza sua 69ª reunião


clique na imagem para ampliar

“Negociação, Mediação para a Solução de Conflitos, Advocacia Colaborativa e Arbitragem no Franchising”. Esse foi o tema da 69ª reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial, que ocorreu no último dia 14 de agosto. Na ocasião, o auditório Antônio Carlos Amorim recebeu para a apresentação o presidente do Fórum, desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, que convidou a desembargadora Flavia Romano de Resende para presidir a reunião, a qual contou com as palestras do presidente do Conselho Empresarial de Franchising e membro do Fórum, Luiz Felizardo Barroso; do presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Adolfo Braga Neto; da diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas, Olivia Fürst, e do advogado David Nigri.

Ao abrir o encontro, o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres destacou: “Hoje é um dia especial, pois estamos debatendo dentro do Tribunal de Justiça meios alternativos”. Em seguida, a desembargadora Flávia Romano ressaltou: “Somos chamados a resolver conflitos que vão desde a mudança de horário de um cinema até questões complexas que envolvem direito comparado, criogenia, falência e outros temas de relevância. É evidente que buscamos os métodos alternativos para solução das disputas, para pacificar esses conflitos sem a intervenção do Poder Judiciário”.

Responsável pela elaboração do tema do encontro, o advogado Luiz Felizardo Barroso palestrou sobre “Negociação – A Palavra de Ordem” e destacou: “A negociação está na base da mediação, da arbitragem e da advocacia compartilhada. Ela é uma forma de resolução de conflitos”.

A segunda palestra da manhã foi realizada pelo presidente do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, que falou sobre “Mediação de Conflitos e o Operador do Direito”. Em seguida, a advogada Olivia Fürst discorreu sobre “Advocacia Colaborativa”. O encontro chegou ao fim com a palestra “Arbitragem no Franchising”, realizada pelo advogado David Nigri.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS