Fórum Permanente de Direito Empresarial realiza encontro sobre “Direito Autoral e a Modernidade”


clique nas imagens para ampliar

Aconteceu no dia 16 de setembro, no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves, a 87ª reunião do Fórum Permanente de Direito Empresarial aberta pelo desembargador Antonio Carlos Esteves Torres. O tema abordado foi “Direito Autoral e a Modernidade”. Os palestrantes do dia foram os advogados Gustavo Martins de Almeida e Silvia Regina Dain Gandelman. Também esteve presente na mesa de abertura, o desembargador Mario Roberto Manheimer.

Ao dar início ao encontro, o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres destacou a importância do Fórum. Em seguida, o desembargador Mario Roberto Manheimer afirmou: “A modernidade é a mudança dos meios de reprodução e influi muito na caracterização do Direito Autoral”.

Após a abertura, a advogada Silvia Gandelman pontuou: “Modernidade e Direito Autoral são quase sinônimos, porque o direito autoral foi um instituto que evoluiu com a modernidade. Quando falamos de posse, propriedade no direito, obviamente vamos para o direito romano, o que não ocorre no caso do direito autoral porque nenhum desses povos (Grécia,Roma) conheceu os conceitos do direito de autor”.

Em seguida, o advogado Gustavo de Almeida apresentou introdução sobre artes plásticas e também abordou o campo do mercado editorial. Ao fim do evento, ocorreu debate entre o público presente e os componentes da mesa.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS