Fórum Permanente de Direito e Saúde debate os Cuidados Paliativos nas Doenças Crônicas não Transmissíveis


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Direito e Saúde se reuniu no último dia 12 de maio para discutir o tema “Cuidados Paliativos nas CDNTs (doenças crônicas não transmissíveis): uma questão de direito, saúde e cidadania”. Realizado no auditório Antonio Carlos Amorim, o encontro foi aberto pela presidente do Fórum, juíza Isabel Coelho, e recebeu o fisioterapeuta Ernani Costa Mendes e a assistente social Ana Paula Menezes Bragança dos Santos para palestrarem sobre o tema. A reunião contou também com a participação da médica Maria Izabel Dias Miorin de Morais como debatedora.

Ao iniciar sua palestra, o fisioterapeuta Ernani Costa Mendes destacou: “Não temos na esfera da saúde pública um atendimento para todas essas pessoas que necessitam desses cuidados e não temos em nossos cursos de formação uma estruturação de ensino em cuidados paliativos”.

Em seguida, a assistente social Ana Paula dos Santos destacou dados de uma pesquisa realizada pela revista The Economist, em 2010, sobre cuidados paliativos. “No ranking de 40 países, o Brasil fica na 38º posição. Segundo pesquisa, no entanto, um aumento na disponibilidade de tratamento paliativo - principalmente realizado em casa ou pela comunidade – reduz gastos em saúde associados à internação em hospitais e tratamentos de emergência”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS