Fórum Permanente de Direito do Consumidor debate “Planos de Saúde e Novos Tratamentos”


clique nas imagens para ampliar

No último dia 19 de outubro, aconteceu a 94ª reunião do Fórum Permanente de Direito do Consumidor, no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves. Com o tema “Planos de Saúde e Novos Tratamentos”, o evento foi presidido pelo desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho. A palestra foi proferida pelo autor da obra “Planos de Saúde”, professor Gabriel Schulman.

Ao dar início ao encontro, o desembargado José Carlos Maldonado ressaltou a importância do tema. Em seguida, o professor Gabriel Schulman contextualizou a saúde no Brasil, o sistema de saúde suplementar e os planos de saúde. “Há um costume no Brasil de usar a denominação ‘Sistema Único de Saúde’, o que dá conta de uma suposição de que haveria um único sistema. Na realidade, temos um sistema muito mais complexo. Mas ele é único por atender a todos, e tem um papel essencial. Isso porque parte dos tratamentos não é coberta pelos planos de saúde”, ressaltou o professor.

Ao dar continuidade, ele ainda afirmou: “Quando discutimos sobre plano de saúde vemos que não é um contrato usual. A negativa de tratamento do particular vai implicar uma oneração pública. Portanto, a reflexão interessa a todos”.

Ao fim do evento, ocorreu intenso debate entre os componentes da mesa e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS