Fórum Permanente de Direito do Ambiente debate o desenvolvimento sustentável

“Hoje, a sociedade moderna não pode ficar longe do debate acerca da sustentabilidade e dos meios que nós utilizamos para compatibilizar o progresso com a proteção ao meio ambiente”, ressaltou o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, durante a abertura da 127ª reunião do Fórum Permanente de Direito do Ambiente, da EMERJ.

O encontro reúne magistrados, advogados, membros do Ministério Público e especialistas, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Durante dois dias, 22 e 23 de junho, as palestras vão tratar de temas ligados à sustentabilidade à licitação sustentável.

No primeiro dia do encontro, a juíza Admara Schneider, presidente do Fórum, citou os casos dos incêndios na torre em Londres, na Inglaterra, e na floresta, em Portugal, além do resultado do temporal do último dia 20, aqui no Rio, como exemplos de falha do poder público. “Nós sabemos que é dever do Estado manter a paz e evitar a barbárie, dar à humanidade o bem-estar básico”, disse a juíza.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, cumprimentou a EMERJ por tratar do assunto ao promover o encontro. “A sustentabilidade é um tema atualíssimo e interessante, embora ainda não totalmente compreendido. ”

A primeira palestra do dia foi do desembargador Jessé Torres Pereira Júnior, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para a Promoção da Sustentabilidade, que citou números do Tribunal de Justiça ao falar sobre os novos paradigmas do Estado Democrático de Direito e seu compromisso com a sustentabilidade. O desembargador disse que, no ano passado, houve uma redução de 11 milhões e 710 mil reais nos gastos do TJRJ. A partir do plano de sustentabilidade, o Tribunal diminuiu consideravelmente os gastos com energia elétrica, água, manutenção de veículos, telefonia fixa, papel e material de limpeza.

“O compromisso com o desenvolvimento sustentável é um dever. É preciso prover as necessidades do presente sem causar danos às gerações futuras e entender que o custo da sustentabilidade será historicamente menor do que o custo de desprezá-la”, destacou o desembargador Jessé.

No fim da palestra, o desembargador ressaltou que “ a sustentabilidade não é só cuidar do verde; envolve relações de confiança entre as pessoas. Não é só um problema social, não é só um problema econômico, político ou ambiental, é também a formação das pessoas. Daí a importância de encontros como este da EMERJ.”

A partir do conceito de sustentabilidade, a reunião do Fórum Permanente de Direito do Ambiente vai tratar, entre outros assuntos ligados ao tema, sobre licitação sustentável, gestão de resíduos e ética ambiental.

No primeiro dia do encontro, a reunião do Fórum ainda contou com a presença dos palestrantes Rodrigo Tostes de Alencar Mascarenhas, procurador do Estado; Raquel Breda, diretora do Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente; Alessandro Quintanilha Machado, procurador federal chefe da Fundação Casa de Ruy Barbosa; Marcos Cesar Souza, auditor federal de controle externo da Diretoria de Aquisições Logísticas – Secex/RJ, do Tribunal de Contas da União(TCU); e das advogadas da Advocacia-Geral da União, Teresa Villac Pinheiro Barki e Maria Augusta Ferreira.

22 de junho de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.