Fórum Permanente de Direito do Ambiente comemora 15 anos com seminário


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direito do Ambiente deu início ao Seminário comemorativo dos seus 15 anos, no último dia 18 de setembro, às 17 horas, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Na mesa de abertura do encontro, a presidente do Fórum, desembargadora Maria Collares Felipe da Conceição, o desembargador Fábio Dutra e o 2º vice–presidente do TJRJ, desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz. O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, professor Gilberto Passos de Freitas proferiu a palestra de abertura.

Presidente do Fórum desde a sua criação, a desembargadora Maria Collares lembrou o início de seu trabalho, ressaltou a alegria de chegar a 111ª reunião e aos 15 anos interruptos de reuniões no Fórum Permanente de Direito do Ambiente.

Em seguida, o desembargador Sérgio Lúcio destacou a necessidade de se discutir cada vez mais o tema. Já o ex–vice-presidente do Fórum, desembargador Fábio Dutra registrou sua alegria de voltar ao Fórum e chamou atenção para a importância do tema para as futuras gerações.

Ainda na noite do dia 18 de setembro, o seminário realizou a palestra “O Judiciário e a Educação Ambiental: Juízes Doutrinadores”, proferida pelo desembargador Gilberto Passos.

Pela manhã no dia 19 de setembro, teve início a palestra “Criação e Atuação do Fórum Permanente de Direito do Ambiente nos seus Quinze Anos”, proferida pela desembargadora Maria Collares, “A Previsão Constitucional da Educação Ambiental do Cidadão”, pela desembargadora Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida; “A Experiência da Educação Ambiental Aplicada aos Magistrados”, pela professora Alessandra Galli e “A Horizontalidade da Educação Ambiental como Instrumento Fundamental de Política Ambiental”, pelo professor Rômulo Silveira da Rocha Sampaio.

À tarde, os temas debatidos foram: “A Educação Ambiental como Condição Necessária à Proteção e Preservação do Ouro Azul”, pela professora Ana Alice de Carli; “Educação em Direito Ecológico”, pelo professor Tiago Fensterseifer e “Os Direitos Difusos e a Educação Ambiental”, pelo professor André da Silva Ordacgy.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS