Fórum Permanente de Direito da Cidade promove debate sobre a função social dos bens públicos

clique na imagem para ampliar

“Bens Públicos e Função Social: A Queda do Edifício Wilton Paes de Almeida – SP” foi o tema da 21ª reunião do Fórum Permanente de Direito da Cidade da EMERJ. O evento aconteceu nesta quinta-feira (28) e foi presidido pelo desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres. Os palestrantes convidados foram o desembargador federal do TRF 2ª Região e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Guilherme Calmon Nogueira da Gama e o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Emerson Affonso da Costa Moura. Também esteve presente o professor Mauricio da Mota.

De acordo com Guilherme Calmon, em seus primórdios a função social da propriedade era baseada em antecedentes históricos referentes à concepção cristã de que não seria admissível a ideia de propriedade sem que seu uso fosse embasado no bem comum. E então, a partir de 1934, as constituições brasileiras passaram a integrar a função social da propriedade, tendo maior destaque na Carta Magna de 1988, em seu artigo quinto, incisos XXII e XIII, que garante o direito à propriedade, tendo como contrapartida atender a função social.

Para Calmon, as funções sociais dos bens públicos precisam estar compromissadas com o projeto de uma sociedade mais igualitária e menos desequilibrada: “Todas as categorias de bens públicos devem estar vinculadas a seu uso, adequando-se medidas quanto ao não cumprimento da função social através de institutos viabilizadores da função pública e exercendo a punição dos gestores e administradores públicos pelas condutas omissivas”, declarou.

O palestrante Emerson Affonso da Costa Moura discorreu sobre os bens públicos e sua função social sob a perspectiva do direito administrativo: “Não estamos preocupados com o texto legal que diz quais são os bens da União, e sim em relação ao momento em que tais bens devem exercer suas funções dentro do ordenamento jurídico. Espera-se que o Estado garanta ou estimule a prática de determinadas condutas, de forma a alcançar fins e objetivos que o conjunto de normas pretende, e então, aplicar a teoria funcionalista do direito administrativo no que tange à regulação dos bens públicos”.

“A norma constitucional deve ultrapassar a interpretação literal, pois pensar no Brasil é pensar em um problema de acesso à propriedade, ou seja, problema de acesso assimétrico à utilização da propriedade e o direito à moradia. Não podemos mais sustentar que o público é estatal”, disse Emerson Moura.


28 de junho de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.