Fórum Permanente de Direito à informação debate a violência contra jornalistas


clique na imagem para ampliar

Com o tema “Assassinatos de Jornalistas no Brasil e Liberdade de Expressão e de Informação. Resposta Judicial: Efetividade ou Inocuidade”, o Fórum Permanente de Direito à Informação se reuniu, no último dia 06 de maio, para sua 17º reunião. Com palestra do jornalista e Diretor Executivo da Associação Nacional de Jornais – ANJ, Ricardo Pedreira o encontro foi aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Fernando Foch e contou com apresentação do vice-presidente, desembargador Walter Felippe D’ Agostino. Também estiveram presentes ao Fórum o advogado Emerson Garcia, o desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho e o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho.

Ao abrir a reunião, o presidente do Fórum, desembargador Fernando Foch ressaltou a relevância do tema para sociedade e declarou: “Lamentavelmente no Brasil nós temos o maior número de assassinatos de jornalistas na América Latina e é uma coisa impressionante. A gravidade disso é que se atinge um dos pilares da ordem democrática, que é a imprensa”.

Após sua apresentação, o palestrante Ricardo Pedreira deu inÍcio a sua palestra apresentando números sobre a violência contra jornalistas. O palestrante também chamou atenção para a violência sofrida pelos jornalistas nas manifestações de junho de 2013 e no interior do país: “Desde as manifestações de junho de 2013 os jornalistas têm sido realmente vítimas de violência. Eles sofrem violência das autoridades policias e até mesmo dos manifestantes. O livre exercício do jornalismo na cobertura das manifestações nos preocupa muito.” E completou:” Infelizmente e com certa frequência, esses assassinatos de jornalistas acontecem muitas vezes a mando dos donos do poder local, o que é uma situação muito preocupante. Aquela velha história, mata- se o mensageiro para que a mensagem não chegue à sociedade”.

Ao fim da palestra foi realizado um debate entre os palestrantes sobre o tema.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS