Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia recebe a professora e médica Ligia Bahia

O Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, nesta quinta, dia 18, o debate “Direito à saúde no Brasil: uma promessa não cumprida”. A abertura do encontro foi realizada pela presidente do respectivo Fórum Permanente, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, que recebeu a palestrante Ligia Bahia, médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Complementaram a mesa de abertura a juíza Isabel Coelho, debatedora da ocasião e o desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito.

A palestrante Ligia Bahia, ao iniciar seu discurso, referiu-se ao Sistema Único de Saúde (SUS) como sendo uma das políticas sociais mais ousadas instituídas pela Constituição de 1988. Na época, o Brasil possuía setores empresariais muito influentes na saúde privada, os quais tinham o apoio de uma bancada parlamentar contrária criação do SUS. Eles entendiam que a saúde era dever das famílias, porém a Carta Magna, ao contrário, previu em seu artigo 196 as disposições que tornaram a saúde direito de todos e dever do Estado, sendo seu acesso universal e igualitário.

“Não é possível ter saúde sem condições dignas de trabalho, pois o principal problema da saúde é a falta de emprego e renda. Saúde tem um conceito ampliado, que precisa ser compreendido pelo Judiciário”, relatou a professora da UFRJ. Para ela, o conceito amplo de saúde, instituído pela Constituição é nossa principal conquista, pois saúde não é somente o contrário de doença, e sim, uma condição de existência coletiva, e a não exposição aos riscos”.

“A Escola da Magistratura é um local de formação continuada do magistrado e existe uma preocupação muito grande para que nós possamos ter um conhecimento diferenciado, pois a ciência do direito não dá conta dos casos que estão chegando ao Pode Judiciário e para isso nós precisamos trazer outros saberes, não somente na área da saúde, mas também de outros setores”, declarou a juíza Maria Aglaé.

18 de maio de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.