Fórum Permanente da EMERJ debate a Judicialização da Política

clique na imagem para ampliar

“Políticas Públicas e Ações Civis Públicas – Judicialização da Política?” foi o tema da primeira reunião do Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas da EMERJ, nesta terça-feira, 8 de maio.

“Não podemos deixar de levar em conta que a judicialização da política acontece porque os caminhos ordinários da política se obstruíram. Então esse é um fenômeno que tem que ter algum tipo de resposta. O que temos que discutir é qual é o papel do Judiciário, se deve atuar substitutivamente ou se deve ser o articulador da desobstrução dos canais políticos ordinários”, disse a procuradora do Município do Rio de Janeiro Vanice Regina Lírio do Valle, ao responder o questionamento que foi tema do encontro.

A procuradora ressaltou: “A Constituição cuida de Arquitetura do Poder e de Direitos Fundamentais, e as duas coisas são igualmente relevantes. Se um Direito Fundamental não está assegurado porque um Poder não está funcionando, o juiz tem que estar atento às duas coisas. Por isso me parece que a melhor posição é o Judiciário que busca desobstruir os canais políticos que se embaraçaram de alguma maneira”.

O encontro foi aberto pelo desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, diretor-geral da EMERJ, que falou da importância de tratar de Direito Administrativo e Políticas Públicas na Escola. “Para a EMERJ, é um momento histórico”, ressaltou o diretor-geral.

A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum, destacou que as reuniões deste Fórum debaterão assuntos de relevância na atualidade: “Os nossos temas tratarão de questões controvertidas da modernidade jurídico-administrativa”.

Participaram do evento o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, vice-presidente do Fórum Permanente; o juiz Claudio Augusto Annuza Ferreira; e o servidor João Luiz Coelho Galdino.

Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas

O Fórum Permanente de Estudos Constitucionais, Administrativos e de Políticas Públicas foi idealizado em fevereiro deste ano e debaterá temas como as decisões judiciais nos casos complexos, a convivência na contemporaneidade dos princípios da subsidiariedade e da livre iniciativa, as transformações do poder de polícia, os novos artigos da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e a temática relativa às novas políticas públicas do Judiciário.

“O Fórum terá uma composição diferenciada. Nossos debatedores serão sempre convidados da magistratura e servidores do TJRJ. Vamos convidar também advogados, promotores, defensores e membros da sociedade civil, além de integrantes dos outros Poderes e estudiosos e pesquisadores da questão da atualidade administrativa e judiciária”, ressaltou a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, presidente do Fórum.

O Fórum é composto também pelo desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, vice-presidente, e tem como membros o procurador do Estado Flávio de Araújo Willeman, o promotor de Justiça Guilherme Braga Peña de Moraes e a procuradora do Município Vanice Regina Lírio do Valle.

08 de maio de 2018

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.