Fórum Intersetorial debate medidas socioeducativas na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

Com o intuito de aprimorar e fortalecer as relações entre as instituições públicas - Defensoria Pública–RJ, Ministério Público–RJ e Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) - o “Fórum Intersetorial de Atendimento Socioeducativo – Rio de Janeiro”, promovido pelo Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ debateu, nesta terça-feira, dia 28 de novembro, ações efetivas de atenção e proteção à criança e ao adolescente em atendimento socioeducativo.

A mesa de abertura do evento foi presidida pela juíza Lucia Glioche, membro do Fórum Permanente e titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do TJRJ, e composta pelo juiz auxiliar da Corregedoria do TJRJ, Afonso Henrique Ferreira Barbosa; pelo promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude – Matéria Infracional, Renato Lisboa Teixeira Pinto; pelo subdefensor público geral do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco; e pela coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF),  Lucia Phebo.

Para o subdefensor público geral Rodrigo Pacheco, o encontro é de enorme importância, pois em meio a momentos de intolerância e retrocessos vividos em nosso país, existem instituições públicas   juntando-se para dialogar e buscar caminhos que garantam direitos.  Ao falar sobre o tema, ele criticou o sistema socioeducativo quando funciona como cárcere, onde menores comportam-se como “minipresidiários”. Disse ele: “Esse modelo de aprisionamento dos adolescentes não tem como dar certo. Os menores, ao saírem dali, poderão voltar inúmeras vezes, e vão desaguar nas varas criminais e depois nos cemitérios do Rio de Janeiro”. Rodrigo teceu críticas, ainda, à opção dos agentes públicos de alocar recursos financeiros do Estado no encarceramento e não em medidas alternativas.

O juiz Afonso Barbosa destacou durante o evento que: “Há uma necessidade de relacionamento entre as diversas áreas de atuação, tais como educação, cultura, esporte, profissionalização, assistência social, saúde e o sistema de judiciário, que através da interação auxiliam a realidade do menor infrator e buscam toda a potencialidade que ele tem”.

Para a juíza Lucia Glioche, a realização de eventos como o de hoje representa a vontade de traçar novos caminhos: “A vontade de todos como seres humanos é que tenhamos um olhar diferenciado, e esse Fórum representa a vontade de todos nós - membros de instituições - de fortalecermos a aplicação de medidas socioeducativas em sistema meio aberto”.

O segundo painel do evento abordou “Os desafios do momento atual do Meio Aberto e a Visão dos Adolescentes em Cumprimento de medida”, com as palestrantes, a juiza Lucia Glioche, a promotora Janaína Pagan, a defensora pública Maria Carmem de Sá Ribeiro, e o secretário municipal da Assistência Social e de Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes.

O painel seguinte debateu “ As Possibilidades de Execução no Meio Aberto”. Palestraram a assistente social da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município do Rio de Janeiro, Fernanda Nunes; o professor Antonio Carlos de Oliveira; o coordenador executivo do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDECA), Pedro Pereira; e a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), Carla Silva.

28 de novembro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.