Fórum discute o Sistema Carcerário no Rio de Janeiro e o uso de Crack por Crianças e Adolescentes


clique nas imagens para ampliar

A EMERJ realizou a 15ª reunião do Fórum Permanente de Direito e Saúde, no dia 23 de junho, no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com o tema “Entre a Margem e a Inclusão: Os Presos do Rio de Janeiro e as Crianças e Adolescentes Usuários de Crack”. A juíza Isabel Coelho, presidente do Fórum de Direito e Saúde, recebeu as palestrantes Miriam Schenker e Patrícia Constantino, pesquisadoras da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Os presos do estado do Rio de Janeiro foram o objeto da pesquisa apresentada pela palestrante Patrícia Constantino, que informou: “estamos, aproximadamente, com 50 mil presos no estado do Rio de Janeiro e quase 750 mil presos no Brasil. Éramos a quarta maior população carcerária do mundo até o ano passado, agora somos a terceira”.

A pesquisadora Patrícia também ouviu 1.577 encarcerados, dos quais 40% são provisórios, a maioria é negra e da periferia, grande parte é jovem e tem baixa escolaridade. A maior preocupação deles é com o tipo de vida que terão após serem soltos.

A expositora Miriam Schenker trouxe dados técnicos da pesquisa, realizada em 2011 e 2012, que fala sobre a relação das crianças e adolescentes com o uso do crack: “demoniza-se o crack e não se contextualiza o uso da droga. Os usuários são pessoas que tem toda uma história de marginalização e exclusão social. Não sabemos se o problema é o crack ou os problemas estruturais das classes populares”.

Ao término do encontro, aconteceu o lançamento dos livros “Deserdados Sociais: Condição de Vida e Saúde dos Presos do Estado do Rio de Janeiro”, organizado por Maria Cecília de Souza Minayo e Patrícia Constantino, e “Crianças, Adolescentes e Crack: Desafios para o Cuidado”, organizado por Simone Gonçalvez de Assis. Ambos os livros são fruto de duas pesquisas da FIOCRUZ.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS