Fórum de Sociologia Jurídica realiza sua 5ª reunião


clique na imagem para ampliar

“A Construção do Medo na Cidade do Rio de Janeiro”, esse foi o tema da 5ª reunião do Fórum Permanente de Sociologia Jurídica, da EMERJ, que aconteceu no dia primeiro de abril, no auditório Des. Antonio Carlos Amorim. O encontro contou com apresentação do presidente do Fórum, juiz João Batista Damasceno, e com palestra da secretária–geral do Instituto Carioca de Criminologia e Diretora da Revista Discurso Sediciosos – Crimes, Direito e Sociedade, professora Vera Malaguti Batista.

Ao dar início a palestra, o juiz Damasceno comentou: “Hoje é uma data bem própria para falarmos da construção do medo, nesse tempo de 50 anos da construção do terror, espanto e terrorismo do Estado. Embora não seja um evento alusivo ao Golpe de 1964, é impossível deixar de rememorar que foi nessa data que efetivou– se o golpe de Estado”.

Em seguida, a palestrante Vera Malaguti Batista destacou: “As políticas de segurança pública no Brasil foram pontuadas pelo legado, memória e permanência histórica do autoritarismo. Não concordo que a violência tenha começado com o golpe, ela é uma coisa muito mais antiga e vem da colonização. Na verdade, na história do Brasil temos hiatos democráticos e agora estamos vivendo com políticas de segurança pública que talvez o governo militar nem sonhasse em fazer ou ainda não tivesse a ideia”.

Ao fim da reunião, foi realizado debate sobre o tema.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS