Fórum de Segurança Pública realiza 2ª reunião


clique nas imagens para ampliar

“A Participação da Sociedade Civil no Combate à Violência Urbana” foi o tema da 2ª reunião do Fórum Permanente de Segurança Pública, que aconteceu no dia 26 de outubro, no auditório Antonio Carlos Amorim. O evento foi presidido pelo desembargador Alcides da Fonseca Neto. Os palestrantes convidados foram o coordenador do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, Zeca Borges; o coronel da PM José Vicente da Silva Filho, e a jornalista da Rede Globo e Globo News, Flávia Oliveira. Para mediar o debate, foi convidado o desembargador Luciano Silva Barreto. Também esteve presente o juiz André Ricardo de Franciscis Ramos.

Ao dar início ao evento, o desembargado Alcides da Fonseca ressaltou: “Estamos reunidos para discutir a forma como a sociedade pode enfrentar o grave problema da violência urbana, que, em nosso país, existe de forma descontrolada, causada pela corrupção generalizada, problemas estruturais cada vez maiores, aumentados pela falta de verba”. Em seguida, o doutor Zeca Borges falou sobre o Disque Denúncia: “É impossível ter um policial em cada esquina, mas em cada esquina há um cidadão, e ele pode ser chamado para dar informações, desde que ele tenha um canal e condições adequadas para isso. E ele também pode ser um instrumento bastante útil no combate à violência”.

Ao encerrar as palestras, a jornalista Flávia Oliveira falou sobre soluções possíveis para o combate à violência: “A construção de empatia é fundamental para que não aconteça um sentimento de desigualdade que torna algumas vidas mais valiosas que outras. Em uma sociedade desigual como a brasileira, ao invés de aplacar, pode-se acirrar as tensões sociais”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS