Fórum de Práticas Restaurativas e Mediação dá início ao Ciclo de Conversas com sua 20ª reunião


clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação deu início, no último dia 07 de novembro, ao “Ciclo de Conversas – A Visão Interdisciplinar: Desvendando a Justiça Através da Adequação”. A primeira palestra do ciclo apresentou o tema “Olhar Sob as Lentes da Sociologia, Filosofia e Profissionais da Saúde” e recebeu a psicóloga, advogada e diretora fundadora do ISA-ADRS – Instituto de Soluções Avançadas, Celia Passos e o psicodramatista e psicólogo, Maher Hassan Musleh.

O presidente do Fórum, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, destacou no iniciou do encontro: “É muito interessante realizar um trabalho sobre mediação falando em ciclo de conversas, pois, na essência, a mediação é antes de tudo conversa. Precisamos tornar a mediação uma realidade na Justiça Brasileira”.

Em seguida, a psicóloga Celia Bastos analisou a importância da multidisciplinaridade nas práticas restaurativas: “Para entender as práticas restaurativas e a Justiça restaurativa precisamos visitar a Filosofia. Por isso é que a proposta é um olhar sob as lentes da sociologia, mas também da Filosofia”.

Último palestrante do dia, o psicólogo Masleh Hassan Muler falou sobre sua pesquisa, em que trabalha com os vitimizadores de abuso infantil. E completou: “Na minha opinião, o vitimizador sexual é alguém que precisa muito mais de reparação, tratamento, educação e cuidado do que morte, condenação, abuso e violência.”

O Fórum volta a se reunir no dia 12 de novembro, no auditório Desembargador Joaquim de Vizeu Penalva Santos para discutir o tema “Olhar Sob as Lentes do Direito, da Ética, da Mediação de Conflitos e das Práticas Restaurativas”.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS