Fórum de Especialização e Atualização do Direito e do Processo Civil debate Tutela Preventiva na Proteção dos Animais


clique na imagem para ampliar

Presidido pelo desembargador Jorge de Miranda Magalhães, o Fórum Permanente de Especialização e Atualização do Direito e do Processo Civil realizou sua 73ª reunião, no dia 30 de setembro. Com o tema “A Tutela Preventiva na Proteção dos Animais”, o encontro recebeu para a palestra a professora e ex-aluna da EMERJ Lúcia Frota Pestana de Aguiar. Também esteve presente na mesa de abertura o desembargador Menna Barreto.

Ao dar início à palestra, a professora Lúcia Frota Pestana falou sobre a escolha do título: “Quando falamos em tutela, falamos em proteção, então tutela jurídica é a proteção jurídica. E quando falamos em animais, precisamos trabalhar com os princípios gerais, nunca o da precaução, pois a precaução parte de uma premissa de tolerabilidade e contra crimes de crueldade não se deve ter tolerância.” E completou: “Precisamos trabalhar na esfera do ilícito, que é aquilo que antecede o dano e não se confunde com ele. Trabalhando na esfera do ilícito, conseguimos trabalhar a partir da base constitucional do artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal”.

Realizado no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, a 73ª reunião do Fórum de Especialização e Atualização do Direito e do Processo Civil teve sua parte final destinada ao debate entre todos os integrantes da mesa e o público presente.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS