Fórum de Direitos Humanos debate o “Exercício de Maternidade por Mulheres em Situação de Prisão”


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direitos Humanos realizou, no dia 1º de setembro, sua 51ª reunião, que teve como tema “Exercício de Maternidade por Mulheres em Situação de Prisão”. O encontro, presidido pelo desembargador Siro Darlan, recebeu a coordenadora-chefe do Núcleo de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e co–coordenadora da pesquisa “Dar à luz na sombra - condições atuais e possibilidades futuras para o exercício da maternidade por mulheres em situação de prisão” (IPEA/ SAL – MJ), a antropóloga Bruna Soares Angotti Batista de Andrade, e a criminóloga Ana Gabriela Mendes Braga, também coordenadora da pesquisa “Dar à luz a Sombra”.

Responsável pela abertura do encontro, o desembargador Siro Darlan destacou: “Este é um tema sobre o qual precisamos refletir muito, principalmente os magistrados, pois se as prisões estão nessa situação isso se deve a nós, magistrados. Devemos então fazer uma reflexão sobre exercício da maternidade”.

Ao realizar a pesquisa “Dar à luz na sombra – condições atuais e possibilidades futuras para exercício da maternidade por mulheres em situação de prisão”, a criminóloga Ana Gabriela Mendes e a antropóloga Bruna Soares visitaram diversas cadeias femininas em diferentes estados brasileiros, inclusive no Rio de Janeiro, onde foi criada a primeira creche penitenciária do país.

Realizado no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves, o encontro teve sua parte final dedicada ao debate ao depoimento de pessoas presentes na plateia.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS