Fórum de Direito Empresarial realiza palestra sobre “A Semiótica e o Direito”

Com intuito de apresentar a Teoria da Semiótica e as possibilidades de sua aplicação a questões envolvendo propriedade intelectual, o Fórum Permanente de Direito Empresarial da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu a palestra: “Semiótica e Direito: Aplicação a Casos de Propriedade Intelectual”.

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 28, e foi aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Carlos Esteves Torres. “A palestra de hoje trata de inteligência e raciocínio. Vamos falar de algo que sempre existiu, os signos. Desde os seres mais antigos já havia a necessidade de algum elemento que os identificassem”, disse o desembargador.

Como palestrantes participaram a doutora em Comunicação e Semiótica, a advogada Sônia Maria D´Elboux; e o doutor em Ciências com pós-doutorado em Comunicação e Semiótica, o professor Sérgio Bairon. Como debatedor, o convidado foi o advogado com atuação na área de direito autoral e do entretenimento, Gustavo Martins de Almeida.

A palestra buscou conceituar a semiótica, relacioná-la com a análise interdisciplinar, apresentar possibilidades de aplicação e casos concretos de propriedade intelectual.

O professor Sérgio Bairon conceituou a semiótica como: “o estudo dos signos, sendo o signo tudo aquilo que representa algo para alguém. Esses signos podem ser verbais, visuais, sonoros.”

Para a doutora em Comunicação e Semiótica Sônia D´Elboux, a comunicação e o direito podem ajudar um ao outro. Ela apresentou casos práticos de semiótica aplicado a ações judiciais, como por exemplo situações de disputas envolvendo imitação de marcas, de design e de embalagens. Tais situações podem levar o consumidor a erro, confusão ou associação de uma marca de forma errônea.

“A semiótica pode ser aplicada à praticamente tudo. Na área jurídica ela pode ser usada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), em perícias e assistências técnicas, e até mesmo na arbitragem. A semiótica é capaz de analisar qualquer signo, em qualquer momento, em qualquer situação”, finalizou a palestrante.

28 de março de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.