Fórum de Direito e Psicanálise realiza sua 8ª reunião


clique na imagem para ampliar

Com o tema “A Cena Judiciária: Lugar de Culpa e Arrependimento”, o Fórum Permanente de Direito e Psicanálise se reuniu, no auditório Antônio Carlos Amorim, no último dia 23 de outubro, para sua 8ª reunião. Na ocasião, o encontro recebeu o psicanalista Agostinho Ramalho e foi apresentado pelo presidente do Fórum, desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho. Também estiveram presentes, como debatedores, a vice–presidente do Fórum, juíza Andréa Pachá e os advogados Allana Marques Schrapper e Antonio Pedro Melchior.

O desembargador Grandinetti deu início ao encontro, anunciando a retomada das reuniões mensais do Fórum Permanente de Direito e Psicanálise.

Em seguida, o psicanalista Agostinho Ramalho iniciou sua palestra e ressaltou: “É mais eficaz, na prevenção da criminalidade, a certeza da punição do que a dureza da pena”. E ao abordar o arrependimento, o psicanalista declarou: “A função do arrependimento é conservadora, é uma função de conservar o sistema e manter os valores restituídos básicos para que certas diferenças sejam rejeitadas”.

O Fórum Permanente de Direito e Psicanálise volta a se reunir no dia 18 de novembro, com o tema: “As Transformações nas Famílias: Desejos e Representação”, que terá como referência o livro “A Arbitragem é uma Matéria”, escrito pela vice–presidente do Fórum, juíza Andrea Pachá.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS