Formação humanística é foco do curso ministrado pela ENFAM aos novos juízes

Leia na íntegra:

A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ realizou, na manhã desta segunda-feira (06) a solenidade de abertura do curso Módulo Nacional de Formação Inicial, ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM.

O diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, compôs a mesa de abertura ao lado do presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da ENFAM, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, do corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, e dos desembargadores Wagner Cinelli e Marco Aurélio Bezerra de Mello.

O Módulo Nacional, ministrado pela ENFAM, é etapa obrigatória para todos que ingressam na magistratura brasileira. Entre os dias 06 a 10 de março, os novos juízes do TJRJ participarão de aulas e palestras ministradas pela equipe de formadores da Escola Nacional.

Esse módulo é de extrema importância, pois confere aos juízes recém-ingressos no Judiciário fluminense uma visão humanística. As aulas trazem um rol vasto de temas atuais e essenciais à formação do juiz do século XXI, do juiz que corresponde aos anseios da sociedade”, disse o diretor-geral da EMERJ, ao abrir a solenidade.

Representando a ENFAM, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, referiu-se à EMERJ como sendo uma Escola consagrada e pioneira: “O Rio de Janeiro é um estado que tem tradição na formação dos juízes”. E explicou a importância do curso de iniciação: “A finalidade é preparar o juiz para o exercício da magistratura, mas tem também o propósito de aferir a vocação para magistratura, já que o curso é teórico e prático, com a participação em audiências e atos do dia a dia do juiz. Que vocês, juízes recém-empossados, possam sentir essa vocação durante os meses do curso e entendam a relevância do trabalho judicante.

O corregedor-geral da Justiça deu as boas-vindas aos novos juízes e falou sobre a profissão: “A magistratura é uma profissão de muita responsabilidade, pois julga nossos semelhantes. O magistrado tem que ter humildade no trato das partes e advogados e julgar com ciência e consciência. Desejo sucesso a vocês e que mantenham a garra que tiveram ao passar no concurso para exercer a magistratura.”

Ao final, o desembargador Wagner Cinelli destacou o papel fundamental da ENFAM: “O Brasil é muito grande, muito diferente, cada estado tem sua peculiaridade, então é importante ter uma pauta nacional. A ENFAM vai até os estados para disseminar o conhecimento, realizando este módulo nacional que consideramos ser imprescindível para formação dos novos juízes”.

Módulo Nacional

O curso debate temas interdisciplinares, de aspectos desafiadores da prática judicante e atuais da sociedade, como: Ética e Humanismo; Depoimento Especial em Lides de Infância e Juventude; Políticas Raciais; Sistema Carcerário; Demandas Repetitivas e os Grandes litigantes; Impactos Sociais, Econômicos e Ambientais das Decisões Judiciais e a Proteção do Vulnerável; Gestão de Pessoas; Questões de Gênero; o Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos.

As aulas serão ministradas por magistrados de diversos estados brasileiros. Serão eles: Fernando Quadros da Silva e Roger Raupp Rios, desembargadores do TRF 4ª Região; Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva, juíza do TRF 4ª Região; Antônio Silveira Neto, juiz do TJPB; Clarissa Costa de Lima, juíza do TJRJ; Edinaldo César Junior, juiz do TJSE; Fabio Vieira Heerdt, juiz do TJRS; José Henrique Rodrigues Torres, juiz do TJSP; Madgéli Frantz Machado, juíza do TJRS; Paulo Augusto Oliveira Irion, juiz do TJRS; e Vladimir Santos Vitovsky, juiz do TRF 2ª Região.

ENFAM

Completando 10 anos de atuação, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM realiza cursos de formação inicial para todos os juízes que ingressam na magistratura brasileira. A Escola busca integrar o magistrado ao contexto social no qual ele atua, estimulando a reflexão sobre as consequências econômicas e sociais de decisões judiciais, bem como sobre o modelo



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.