EMERJ recebe cineasta do filme “Polícia Federal – A Lei é para todos”

clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares da EMERJ promoveu, na manhã desta quarta-feira, 25, a palestra “Cinema, Política e Liberdade de Expressão: Lava Jato, o Filme, visto por seu Diretor”, que foi ministrada pelo cineasta Marcelo Antunez.

A abertura foi feita pelo desembargador Elmo Arueira, presidente do Fórum Permanente, que destacou o objetivo dos encontros: “ser um centro de debates e discussões de assuntos que não são estritamente jurídicos, mas que fazem diálogo com o Direito. Através do Fórum, temos trazido representantes de vários campos do conhecimento que se relacionam com a matéria jurídica”.

Compuseram também a mesa de debates a vice-presidente do Fórum, desembargadora Aurea Pimentel, e os membros, o desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito Neto e o juiz João Marcos de Castello Branco Fantinato.

O desembargador Eduardo Gusmão disse ter o filme uma peculiaridade interessante: contar uma história que ainda não terminou. “Foi filmado no momento em que a história estava acontecendo. Nós, de um modo geral, olhamos para história como algo passado, mas a história, na verdade, fazemos nós mesmo e fazemos ela agora. O diretor conseguiu no filme manter uma comunicação em tempo real”. O desembargador considerou também que o filme se torna atraente por abranger uma área pouco explorada do cinema nacional, o cinema político.

Diretor de filmes de sucesso no cinema nacional, Marcelo Antunez iniciou sua palestra contando sobre a história do cinema mundial e destacando filmes que tiveram uma representação importante, reforçando sua afirmativa: “O cinema participou ativamente dos grandes debates da humanidade”.

Marcelo explicou que as artes e o Direito têm a mesma origem: a Grécia Antiga. Considerada a sétima arte por integrar todas as outras artes, o cineasta disse: “Justamente por ser a síntese de outras formas artísticas, que o cinema é um importante agente de mudança sociocultural. O cinema é mais que um entretenimento, é uma autêntica experiência de vida, pois inicia no público um processo de imersão, um processo de reflexão e análise, documentais ou fictícias, que remetem à vida real”.

Para o cineasta, a comunicação pelo cinema é mais relacional do que informativa. “A arte sempre reflete o que acontece na sociedade, seja pela forma ou pelo conteúdo”.

O filme

A ficção, baseada em fatos reais, já atingiu um milhão e meio de expectadores, sendo o recorde de bilheteria neste ano no cinema nacional.

O filme, alvo de críticas, não teve qualquer viés político, segundo contou o cineasta. “O longa não é partidário, o intuito foi produzir um cinema que provocasse a reflexão e que falasse sobre um assunto vivo, pulsante, na sociedade brasileira”.

Desde a primeira fase de pesquisa até o filme ser lançado, foram um ano e oito meses de trabalho. O filme “Polícia Federal – a Lei é para todos” trata dos fatos ocorridos desde a deflagração da operação Lava Jato, em março de 2014, até março de 2016. Segundo o diretor, será produzida uma segunda parte do filme, em breve.


25 de outubro de 2017.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.