Ex-diretor-geral da EMERJ ressalta a importância da hermenêutica para atuação do juiz

A 54ª aula do Curso de Formação Inicial, organizado e ministrado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e destinado aos juízes recém-empossados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), recebeu nesta terça-feira, dia 11, o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, presidente da 7ª Câmara Cível TJRJ e ex-diretor-geral da EMERJ.

Ao iniciar a aula, o desembargador falou aos novos juízes sobre a hermenêutica – técnica usada para interpretar e explicar um texto ou discurso. Ele discorreu sobre as 15 técnicas tradicionais e destacou outras novas regras de interpretação, as quais o magistrado julgou serem de extrema importância para o juiz dentro do aspecto humanístico: a sensibilidade e a humildade.

Para o desembargador Caetano, o magistrado não deve tornar-se um “juiz anestesiado”, ou seja, impotente mediante as adversidades da carreira jurídica: ”Para ter êxito, é preciso sair da zona de conforto, arriscar-se, tomar decisões polêmicas e cumprir o papel de levar a lei igualitária a todos”.

“O juiz precisa exercer e trabalhar a sensibilidade e a humildade. Ele não deve envergonhar-se de mudar de opinião e de reconhecer que, às vezes, pode estar errado. É importante ter sensibilidade para ouvir os mais humildes, que podem nos enriquecer com a sabedoria adquirida através das suas vivências”, destacou o ex-diretor-geral da EMERJ.

De acordo com Caetano, o juiz deve ter a consciência de que não há neutralidade nas decisões, sentenças e acórdãos, pois a história de vida de cada um traz uma experiência diferente para dentro do processo: “Não conseguimos ser neutros, mas devemos ser imparciais, a não ser que seja a parcialidade positiva, que visa igualar forças em um processo em que alguém está sendo degradado”.

Por fim, ele aconselhou os novos juízes a incorporarem os mesmos sentimentos e limitações dos envolvidos no processo, por meio da descrição dos sentimentos transmitidos, e aconselhou: “sempre que vocês tiverem uma dúvida referente à interpretação de uma norma legal, vocês devem recorrer ao maior princípio que existe na Constituição Federal: o Princípio da Dignidade Humana”.


Assista ao vídeo de depoimento:

11/04/2017 - Desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa


11 de abril de 2017

Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ




Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.