“Quando não se dá resposta judicial, fomenta-se a cultura do estupro”,
ressaltou a juíza Adriana Ramos de Mello, em evento na EMERJ

clique nas imagens para ampliar

O Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro reuniu magistrados, pesquisadores e especialistas em saúde pública em um debate sobre o estupro coletivo. Durante o encontro, a juíza Adriana Ramos de Mello, presidente do Fórum. e a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Lívia Paiva apresentaram dados da última pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia NUPEGRE - “Estupro Coletivo: Uma Nova Semântica nos Discursos Judiciais”.

A pesquisa identificou projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, analisou obras de sociólogos e antropólogos e examinou documentos das decisões judiciais entre 2009 e 2017, com o objetivo de identificar as semânticas do estupro coletivo. A presidente do Fórum, juíza Adriana Ramos de Mello, ressaltou a importância da educação judicial voltada para esse tipo de julgamento: “Quando não se dá resposta judicial, fomenta-se a cultura do estupro”.

Para a professora Lívia Paiva, o que chega ao judiciário é uma questão social e cultural. “Nós analisamos se ainda existiam rastros dos discursos patriarcais nas decisões. E nós encontramos coisas bem tristes como uma vítima sendo qualificada como “fulana de tal, recatada”, o que qualifica a vítima como uma “vítima confiável”, ressaltou a professora.

“É preciso colocar dentro da história esse tipo de delito. O estupro, mesmo coletivo, não é engendrado dentro dos cérebros de pessoas perversas, de aberrações sociais. Longe disso. O estupro é uma prática, que por mais que seja penalizada, tem um grau de aceitação e até de estímulo dentro da sociedade brasileira”, concluiu a professora Lana Lage, membro da diretoria da Associação Nacional de História.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em todo o mundo, 35% das mulheres já sofreram algum tipo de violência física ou sexual tendo o parceiro como agressor.

Participaram do evento a professora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ Ana Lucia Sabadell, a professora de História Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) Lana Lage e a chefe do Departamento de Direitos Humanos e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz Maria Helena Barros de Oliveira.


14 de setembro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.