Especialistas trazem a experiência de Práticas Restaurativas utilizadas na Casa do Albergado


clique na imagem para ampliar

Na tarde desta quinta-feira (29), a 56ª reunião do Fórum Permanente de Práticas Restaurativas e Mediação da EMERJ debateu as “Práticas Restaurativas Sistêmicas na Casa do Albergado Irmã Maria Uliano”. O encontro foi presidido pela desembargadora Tereza de Andrade Castro Neves e contou com a presença do juiz Manoel Tavares Cavalcanti.

O uso das Práticas Restaurativas deriva da Justiça Restaurativa, a qual trata de maneira diferente o indivíduo que praticou delito, por meio de uma análise das relações durante o ato delituoso, incluindo a vítima.

A mediadora e consteladora sistêmica Márcia Sarubbi Lippman e a presidente da Comissão de Direito Sistêmico de Balneário Camboriú - SC Tâmara Schreiber foram as conferencistas convidadas.

Segundo Márcia Sarubbi Lippman, a prática restaurativa diz respeito à dinâmicas circulares, que podem ser realizadas através da mediação entre vítima e ofensor, ou até mesmo através de videoconferência. Os métodos são estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o aval do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Márcia Sarubbi relata a prática na Casa do Albergado e no Hospital de Custodia e Tratamento Psiquiátrico em Santa Catarina “ Eu e uma equipe, a qual participa o professor Fabiano Oldoni da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), vamos até a unidade prisional e fazemos dinâmicas para que os encarcerados compreendam onde estão as raízes dos problemas que o levaram a delinquir, trabalhando em cima das reincidências”.

“Nós juntamos a justiça restaurativa com a abordagem sistêmica fenomenológica, a qual olha para o indivíduo, não de forma individual, e sim como membro de um sistema; e o primeiro sistema analisado é o familiar, em seguida outro agrupamento que eles fazem parte são averiguados”, declarou a mediadora.

“A pratica restaurativa na Casa do Albergado não é compulsória, o preso precisa querer participar, ou seja, ele tem o livre arbítrio de querer sair desse círculo vicioso que o leva ao cometimento de atos violentos. Ele precisa compreender que uma ação cometida por ele pode estar sendo cometida de forma inconsciente pois ele está vinculado a um padrão do sistema familiar, como é o caso da violência doméstica cometida por alguém que passou a vida inteira vendo a mãe ser agredida. Nós trabalhamos em cima de padrões que foram assimilados. O método é realizado por facilitadores restaurativos sistêmicos”, complementou Sarubbi.

O projeto tem quase 100% de sucesso, desde 2017. De acordo com a facilitadora Marcia Sarubbi, o acompanhamento com os assistidos é realizado, e notou-se que nenhum deles retornou ao sistema prisional até o momento.

Tâmara Schreiber, presidente da Comissão de Direito Sistémico de Balneário Camboriú vê o Direito Sistêmico como uma nova forma de interpretar o Direito já existente: “As práticas restaurativas como o Direito Sistêmico são práticas mais humanizadas e pacificadoras. As duas práticas visam restaurar e trazer a paz e tranquilidade para os envolvidos”.

“No Direito Sistêmico nós, ao invés de olharmos as práticas de maneira independente, olhamos como um todo: Qualquer parte do sistema que é danificada implica, eventualmente um prejuízo para todos, pois nós estamos inseridos em vários sistemas: familiar, judicial, jornalístico entre outros. A visão sistêmica tenta reequilibrar novamente o sistema e a prática restaurativa busca trazer o indivíduo restaurado de volta a sociedade”, disse Tâmara Schreiber.


29 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.