Especialistas em Direito da Cidade debatem sobre a nova Lei Federal de Planejamento e Regularização Fundiária


clique na imagem para ampliar

Para falar sobre “Planejamento Urbano e Regularização Fundiária: Perspectivas para a Cidade com a Lei Federal nº 13.465/2017”, o presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade da EMERJ, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, recebeu o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Emerson Affonso da Costa Moura e a procuradora do município do Rio de Janeiro e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Arícia Correia, para palestra na manhã desta quinta-feira, dia 22.

“A Lei Federal nº 13.465/2017 promoveu um novo marco de regularização fundiária urbana no Brasil e de acesso à moradia. Porém, essa nova Lei ocasionou uma regularização de assentos informais, inclusive em desconformidades com o que preveem as normas urbanísticas; ela não contribui para o processo de planejamento urbano da cidade”, disse Emerson Affonso.

Para o professor UFRRJ, a lei apenas concretiza o direito à moradia com a preocupação de regularizar, através do direito de laje, o acesso e reconhecimento de titularidade de assentamentos informais, visando a uma maior tributação, sem a contrapartida do planejamento urbano e a garantia de que os assentamentos se adequem à normativa urbanística atual.

Tratando sobre os aspectos polêmicos da Lei 13.465/2017, a procuradora do município do Rio de Janeiro Arícia Correia destacou: “ A nova Lei passa uma visão totalmente dominial, ao invés de preocupar-se com uma regularização plena, do ponto de vista social e ambiental. E se preocupa apenas com a titulação.”

De acordo com Arícia Correia, apesar de a nova Lei se basear em aspectos de titularidade, os municípios que tiverem sua autonomia não serão atrapalhados em relação à premissa de que primeiro é preciso urbanizar para depois regularizar: “Não faz sentido você regulamentar moradias em situações precárias. Não é esse o objetivo da regularização de interesse social. Nesse ponto é preciso conjugar a lei municipal com a federal”.

Após o encontro, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGDir/UERJ) lançaram as obras “Desafios do Planejamento Urbano no Século XXI”, “Direito à Moradia e Regularização Fundiária”, “Direito à Regularização Fundiária Sustentável” e “Direito da Regularização Fundiária Urbana Plena”.


22 de novembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.