Especialistas debatem Temas de Direito Público

clique nas imagens para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) convidou magistrados, promotores, procuradores e outros operadores do Direito para debaterem sobre temas relacionados ao Direito Público, durante seminário realizado nesta sexta-feira, dia 28 de setembro.

O evento foi presidido pela desembargadora Inês da Trindade, que coordenou o seminário junto com a diretora acadêmica da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ, Thais Marçal.

A abertura foi feita pelo professor de Direito Civil da UERJ, Ricardo Cesar Pereira Lima, que falou sobre os “Novos Rumos do Direito Constitucional” e considerou que a principal preocupação do Direito Público nesse momento deveria ser a política urbana. “O direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações, não pode ser um direito exclusivo de uma classe. É fundamental nivelarmos esse alto índice de desigualdade social”, disse.

Durante o encontro, foi lançado o livro “Temas de Direito Público”, de autoria da advogada e mestre em Direito da Cidade pela UERJ, Thais Marçal. Segundo a advogada, um dos temas que mais chama a atenção no livro é o compliance, que trata da mudança da cultura das empresas para uma cultura de integridade. “O livro traz artigos relevantes pautados para ações sociais e de estado, acerca de vários temas relacionados ao Direito Público. A intenção é que a gente consiga realmente fazer um giro dessa ideia para implementar mecanismos que promovam a ética e o desenvolvimento social”, concluiu a autora.

Também participaram do seminário os procuradores do Estado do Rio de Janeiro Rodrigo Zambão e Thiago Cardoso Araujo; a diretora de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) Ana Tereza Bazílio; o advogado Luiz Rodrigues Wambier; o promotor de Justiça no Ministério Público do Rio de Janeiro Fabricio Bastos; a procuradora do estado do Rio de Janeiro Patrícia Baptista; o procurador do TCERJ, Felipe Deiab; e o procurador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Leonardo Rocha de Almeida.

Temas debatidos

O primeiro painel do seminário discutiu os “Desafios do Direito Administrativo na Atualidade”. O diretor da Escola Superior de Direito da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ, Sérgio Coelho, discorreu sobre a Lei Anticorrupção, que tem sido tema de debate dentro do Direito Administrativo. Antes da regulamentação da lei, a cultura da legislação brasileira só punia quem recebesse propina, ou seja, o corrupto. Porém, com a Lei Anticorrupção ou Lei da Empresa Limpa, o corruptor empresarial também é responsabilizado e punido. Participaram também os procuradores Rodrigo Zambão e Thiago Araujo.

O segundo tema foi “Consensualidade na Administração Pública”, apresentado pelos advogados Ana Bazílio e Luiz Rodrigues Wambier e pelo promotor Fabrício Bastos. “O Ministério Público pode atuar fiscalizando de que maneira a consensualidade na administração pública acontece, se foram observados todos os regulamentos. Outra maneira do MP atuar é como incentivador. A terceira frente que o membro do MP pode atuar é no âmbito processual como fiscal da correta aplicação do ordenamento jurídico e acompanhar de perto como essa consensualidade vai acontecer. É fundamental que a gente comece a estimular essa consensualidade”, destacou o promotor do MPRJ, Fabricio Bastos.

O procurador geral da UERJ, Leonardo Rocha Almeida, participou do terceiro painel e considerou que que apesar de parecer um tema novo: “Compliance e Administração Pública”, o método, na prática, não é, pois existem legislações externas que já são adotadas há mais de 30 anos no Brasil, em especial na UERJ: “Nós temos contratos com instituições americanas no ramo de pesquisas, então cumprir as normas legais e regulamentares não é novo, a novidade são as medidas efetivas de combate a corrupção, que sempre foram muito teóricas e, agora a administração pública precisa enfrentar de forma efetiva, pois o que antes era uma ideia abstrata, hoje precisa ter concretude, pois as sansões são piores tantos para o administrado quanto para os servidores públicos”.

No último painel participaram também os procuradores Patrícia Baptista e Felipe Deiab.


28 de setembro de 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.