Entrevista com os Juízes do 32º Curso de Formação de Magistrados


Entrevista: Juiza Marianna Mazza Vaccari Machado Manfrenatti

Filha de magistrada, a Doutora Marianna Mazza Vaccari Manfrenatti, 27 anos, tem na mãe sua grande inspiração para a carreira da magistratura. Decidida a passar no concurso, a hoje juíza ingressou no Curso de Especialização da EMERJ logo após o fim da faculdade. Para a Dra. Marianna, o curso da EMERJ foi essencial em sua formação.

Segundo a magistrada, o método de estudos dos casos concretos aplicados pela Escola, as provas quinzenais do curso e o estágio, desempenharam papel fundamental para sua aprovação no concurso.

Aluna do 32º Curso de Formação de Magistrados da EMERJ, a juíza declara que a experiência nos estágios obrigatórios em Varas Cíveis, de Família, Criminal e Juizados Especiais é um modo imprescidível de aquisição de experiência profissional.

A doutora Marianna é bastante segura quanto aos seus objetivos: “Eu tenho mais ou menos ideia do que é a vida de um juiz, tanto no lado profissional como no pessoal, pois cresci com a minha mãe juíza. Além de seguir os passos dela, quero construir minha carreira e minha vida pessoal com base nisso”.




Entrevista: Juiz Laurício Miranda Cavalcante

Aluno do 32º Curso de Formação de Magistrados, o Juiz Laurício Miranda Cavalcante, 28 anos, prestou concurso para magistratura quando estava no último período do Curso de Especialização da EMERJ. O magistrado acredita que a dedicação exclusiva à Escola de Magistratura foi fundamental para o seu sucesso no concurso: “A EMERJ foi fundamental para mim. A minha estratégia foi comparecer a todas as aulas possíveis, respeitar os horários e fazer bons cadernos. Consegui fazer todos os meus cadernos quase que completos; eu só estudei por eles, raramente ia aos livros. Meu estudo foi sempre pelos cadernos da EMERJ”.

O método dos casos concretos, adotado pela Escola, também foi de grande importância para o aprendizado, como destaca o Juiz: “Estudar pelos casos concretos é essencial. Você fica atualizado com o que esta acontecendo na Jurisprudência. Os casos concretos são bem atualizados e você aplica na prática o que acabou de ver na teoria.”.

Ao falar sobre os estágios obrigatórios, o Doutor Laurício Miranda Cavalcante ressalta a convivência com os magistrados: “Os estágios obrigatórios são muito importantes. O contato direto com os juízes, muito mais experientes até em relação à vida, é muito importante. Ficamos  sabendo como é o exercício da função na prática e pude sentir um pouco do gosto daquilo que sempre quis ser.”

Quanto ao Curso de Formação de Magistrados, o Juiz destaca a segurança conquistada para ocupar o cargo: “O Curso de Formação está sendo muito interessante. Acho fundamental para o início da nossa carreira.  A gente chega sem saber exatamente o que vai fazer, como é que acontece realmente na prática e o Curso passa tudo isso, dando mais segurança neste início de carreira”.

Com relação à carreira da magistratura, o magistrado conta que esse sempre foi um sonho e que sabe que irá ter muito trabalho pela frente: “Expectativa é a melhor possível e eu sei que a gente vai ter muito trabalho sempre, mas vai ser gratificante. É um sonho realizado, o que sempre quis fazer e estou muito entusiasmado.”



Entrevista: Juíza Karla Barroso Veloso

Karla da Silva Barroso Veloso, 29 anos, faz parte do grupo de Juízes recém empossados que integram o 32º curso de Formação de Magistrados da EMERJ. Natural do Rio de Janeiro, a nova juíza é casada, mas não têm filhos. Formou-se no curso de Especialização em 2010 e assim ela descreve a experiência: “Foi fundamental, até porque a rotina que o curso traz aos seus alunos me possibilitou conciliar o trabalho com os estudos, porque nos é imposto toda aquela disciplina de resolução de casos concretos, de provas de quinze em quinze dias, e isso nos leva  a um hábito de estudos que, após a conclusão do curso, eu preservei para a continuação de meus estudos para a preparação das provas.”

Nessa mesma época, a juíza trabalhou como assessora do Desembargador André Andrade, e conta como conciliava o trabalho com os estudos: “No início é sempre mais complicado, até porque eu trabalhava e estudava, mas depois você acaba se habituando. Você acaba planejando seu tempo, isso já vai fluindo naturalmente seu esquema, seus horários já são adaptados para cumprir o programa da Escola e poder se preparar para as provas.”

Quanto à metodologia aplicada na EMERJ dos casos concretos, a Juíza Karla da Silva Barroso Veloso achou interessante a possibilidade de ver na prática a aplicação da teoria que foi estudada: “Isso é muito importante porque, pelos casos concretos a gente tem acesso à jurisprudência do próprio Tribunal, e com isso alcança o entendimento da corte e dos desembargadores.”

Sobre o curso de Formação, a juíza comenta: “É muito importante para nos preparar para o ingresso da magistratura porque nós aprendemos a lidar com questões não apenas jurisdicionais, mas também com as questões administrativas do tribunal, e isso é fundamental.”

E com relação a sua expectativa frente ao cargo na magistratura: “Eu tenho grandes expectativas de poder exercer as novas  funções com seriedade e eficiência, e contribuir para o crescimento do Tribunal de Justiça, para a aplicação do Direito e a promoção da Justiça para a sociedade.”


 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.