Entrevista com os Juízes do 32º Curso de Formação de Magistrados


Entrevista: Juíza Juliana Lamar Pereira Simão

Casada e mãe de um menino de 4 anos a Doutora Juliana Lamar Pereira Simão começou a se dedicar ao Curso de Especialização em Direito para a Magistratura quando seu filho tinha apenas 6 meses de vida.  Apesar de ter cursado faculdade de Odontologia, antes de iniciar a carreira jurídica, a juíza de 34 anos confessa que a Magistratura sempre foi seu objetivo: “Eu fiz Odontologia antes de fazer Direito, então quando larguei tudo para fazer Direito, eu já tinha como objetivo a Magistratura.

Declarou a Juíza: “A EMERJ foi fundamental para a minha formação”, e que estudar por meio de casos concretos foi de grande valia durante as provas para a Magistratura: “A estrutura do curso foi fundamental para passar no concurso. “Quando fiz a prova para Magistratura eu me lembrava dos casos concretos do curso, porque eles nada mais são do que jurisprudências mais atuais.”

Antes de passar no concurso da magistratura, a Doutora Juliana atuou como técnica e assessora de Desembargador Cível. Juliana Lamar Pereira também foi aprovada para o Ministério Público: “Trabalhei um mês e meio como Promotora e pedi exoneração para assumir a carreira da magistratura”. A juíza conta que trabalhar no Tribunal de Justiça ajudou bastante nos estágios obrigatórios do curso da EMERJ: “Os estágios são de extrema importância, principalmente para quem não tem contato com a área. Como eu era assessora de Desembargador, para mim a importância foi o contato com outras matérias”




Entrevista: Juiz Wycliffe de Melo Couto

Natural de Teresópolis, foi na faculdade, em Nova Friburgo, que o Doutor Wyclife de Melo Couto conheceu um dos seus maiores incentivadores para a carreira da magistratura, o Juiz Ronaldo Leite Pedrosa, que atuava como diretor do Núcleo da EMERJ, em Nova Friburgo, e apresentou-lhe a Escola com toda a sua metodologia.

Ex-escrivão da Policia Civil do Rio de Janeiro, o Doutor Wyclife foi aprovado no primeiro concurso que realizou para a carreira da magistratura.  Ingressou na EMERJ, no seu Curso de Especialização assim que terminou a faculdade de Direito, e considera que estudar na instituição foi fundamental para o êxito neste concurso: “Para mim a EMERJ foi excepcional, o método de estudos, a forma como as aulas são transmitidas, a dedicação dos professores, as sentenças e o estágio com juízes experientes foram importantes para alcançar a carreira da magistratura”. E declara: “é uma forma de se ganhar maturidade para fazer o concurso público”.

Assim como os demais 36 novos juízes aprovados no último concurso para a carreira da magistratura, o Dr. Wyclife está cursando o 32º Curso de Formação de Magistrados da EMERJ. E destaca a importância da fase de preparação: “A palestras que estão sendo ministradas neste curso são voltadas para o cotidiano do magistrados, acho importantíssimo passar-se essa experiência para os novos juízes.

O Juiz Wyclife de Melo Couto conta ainda que está realizando um sonho: “Esse foi o concurso que eu sempre idealizei, a magistratura fluminense. Isso sempre foi um sonho que agora conquistei. Tenho certeza de que ingressei no melhor Tribunal de justiça do Brasil. A  minha expectativa é de prestar uma excelente jurisdição e tentar fazer o papel que a sociedade esperar de um    magistrado”.



Entrevista: Juíza Raphaela Almeida Silva


Aluna do 32º Curso de Formação de Magistrados da Escola da Magistratura, a Juíza Raphaela Almeida Silva, 27 anos, iniciou sua carreira na área jurídica em empresas de telecomunicação e depois como Promotora de Justiça no estado do Paraná. Embora não tenha terminado o Curso de Especialização da EMERJ, a Juíza acredita que essa experiência foi fundamental para o seu bom desempenho no concurso para a carreira da magistratura. E declara: “A EMERJ dá uma base sólida, sua metodologia e o estudo dos casos concretos foram de extrema importância para o meu aprendizado e para o sucesso no concurso”.

A Juíza também destaca a importância do Curso de Formação de Magistrados para o exercício da profissão: “Como já havia passado por outra instituição, vi que aqui temos total apoio da Escola e dos magistrados mais experientes, o que é fundamental no nosso início de carreira”. Para a juíza, os temas das palestras no Curso de Formação são os mais atuais, com questões práticas, como também o auxílio nas Varas é essencial: “Minha primeira experiência foi em uma Vara criminal e saí de lá apaixonada pelo trabalho, pelas pessoas e pela função.”

O tempo que passou como Promotora, no estado do Paraná, foi fundamental para ter certeza do rumo a ser dado em sua carreira jurídica, como fala a Juíza: “Eu posso fazer uma comparação, pelo tempo que passei como Promotora, e não tenho dúvida de que me encontrei e de que o que eu quero mesmo é a magistratura” . A Doutora Raphaela Almeida Silva prossegue narrando sua expectativa quanto à carreira: “Minha expectativa é poder fazer o melhor para a sociedade. Agora, as dificuldades vêm aos poucos; no entanto, e com muito estudo, pois temos que continuar estudando, pretendo resolver as questões da melhor forma possível e com a melhor justiça, que é o que todo mundo espera.”

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.