Entrevista com os Juízes do 32º Curso de Formação de Magistrados


Entrevista: Juiz Tiago Fernandes de Barros
Integrante do 32º Curso de Formação de Magistrados da EMERJ, o Juiz Tiago Fernandes de Barros, casado, 31 anos sempre teve como objetivo a carreira da Magistratura, apesar de trilhar a da Defensoria Pública durante seis anos.

Segundo o magistrado, o Curso de Especialização de Direito para a Carreira da Magistratura da EMERJ, realmente é de excelência, ainda no terceiro período, CPIII, o Dr. Tiago Fernandes conseguiu ingressar na tão sonhada carreira. Para o juiz, o formato do curso da EMERJ o impressionou com a rigidez dos horários, a dedicação do corpo docente, os módulos aplicados, os casos concretos, as provas, a disciplina, enfim: “O curso da EMERJ corrigiu minha formação”. E quanto ao estágio, declarou: “Você aplica a teoria da sala de aula na prática do estágio”, e disse: “o contato direto com os juízes experientes do TJ é essencial”.

O juiz Tiago Fernandes frisou que O Curso de Formação é de extrema importância para quem está iniciando na carreira da Magistratura e ressaltou: “No curso me sinto um verdadeiro membro da Magistratura”, e quanto ao conteúdo programático esta sendo muito importante para nos juízes que estamos começando.

Com relação a sua expectativa para a carreira da magistratura ressalta: “Somos servidores e antes de tudo estamos aqui para atender a população”.



Entrevista: Juiza Paula Caldas
Aluna do 32º Curso de Formação de Magistrados da Escola da Magistratura, a Juíza Paula Caldas, 30 anos, casada, sempre teve como meta a carreira da Magistratura. Após concluir o Curso de Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2007, no mesmo ano prestou concurso para o Curso de Especialização em Direito para a carreira da Magistratura da EMERJ, cujo objetivo é a formação plena dos futuros juízes, ou seja, sua capacitação para o ingresso na magistratura de carreira.

Segundo a Dra Paula, o Curso de Especialização da Escola é fundamental para o Concurso da Magistratura e ressalta: “O Curso é muito importante com a metodologia do caso concreto e as provas regulares, para os quais me sentia na obrigação de estar bem preparada” E destaca: “a obrigatoriedade do estágio é essencial para aplicação prática daquilo que se aprende na teoria, em sala de aula”. E lembrou ainda que os diversos módulos aplicados no curso, muitas vezes em uma mesma área do Direito e ministrado por diferentes professores, como promotores, defensores e magistrados, proporcionam ao aluno uma visão global para o concurso.

E quanto Curso de Formação, a magistrada destaca: “Muito proveitoso pela experiência dos juízes com mais tempo na magistratura, que têm passado várias dicas para facilitar a adptação nesta carreira que estamos começando”.

E ao falar sobre sua expectativa para a carreira da magistratura frisou: ”Contribuir para uma sociedade mais justa”.



Entrevista: Juiz Rodrigo Leal Manhães de Sá
Aprovado ao prestar concurso pela primeira vez para a carreira da magistratura, o Doutor Rodrigo Leal Manhães de Sá, 27 anos, foi aluno do Curso de Especialização em Direito para a Carreira de Magistratura da EMERJ. E destaca a importância da Escola na sua formação: “Terminei o curso no final do ano passado. Cursei os três anos e, ao final, prestei a prova para magistratura. O curso foi fundamental. Se você acompanha de forma efetiva, consegue ter uma visão de todo o programa da prova da magistratura”. O juiz completa falando sobre os estudos dos casos concretos: “Foi muito bom estudar com a metodologia dos casos concretos”.

Durante os três anos em esteve no Curso de Especialização, o Doutor Rodrigo Leal Manhães de Sá fez estágio por dois anos e meio, apenas no último semestre deixou o estágio para se dedicar a prova do concurso de magistratura. Para o juiz o estágio foi fundamental: “No estágio você aprende realmente como será a atuação na prática, tem contato com os processos e prolata modelo de sentenças. Com isso você consegue conhece melhor como é o processo decisório e troca experiências com os magistrados.”

Componente do 32º Curso de Formação de Magistrados, o Juiz Rodrigo Leal destaca: “No trabalho como juiz auxiliar, nas varas, tendo esse contato com os magistrados titulares, há uma troca de experiências que é muito válida. Você aprende mais com dia a dia e vê quais são os principais problemas. Esta experiência está sendo muito boa”.

Quanto à carreira da Magistratura, que sempre foi seu sonho, o doutor Rodrigo Leal Manhães ressalta: “Nesse período de convivência estamos vendo que realmente é muito trabalho, árduo e difícil, porém, gratificante; é muito bom ver que a sua decisão muda a vida das pessoas. A expectativa é a melhor possível, poder corresponder a toda essa confiança e a toda estrutura que nos é depositada da melhor forma possível, com muito comprometimento e trabalho”.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.