Encontro discute a influência da mídia nas decisões de um tribunal de júri

clique nas imagens para ampliar

“A Influência da Mídia no Tribunal do Júri” foi tema do evento promovido pelo Fórum Permanente de Mídias e Novas Tecnologias da Informação da Escola da Magistratura neste dia 20 de outubro, na EMERJ.

O presidente do I Tribunal do Júri da Comarca da Capital, juiz Carlos Gustavo Direito, foi convidado para proferir uma palestra sobre o tema. Juiz há dezoito anos e há dois anos no I Tribunal do Júri, o palestrante explicou que o júri julga os crimes dolosos contra a vida: homicídio, infanticídio, feminicídio, induzimento ao suicídio e aborto. Ele destacou que homicídio, infanticídio e feminicídio são crimes que têm muito destaque na mídia. “Normalmente são crimes bárbaros, e o julgamento é feito por juízes leigos, aqueles que não têm a formação técnica. No meu modo de ver eles acabam sofrendo uma influência maior por parte da opinião pública, da opinião publicada, que é a mídia”, disse o juiz. “O jurado não precisa fundamentar sua decisão, diferente de um juiz, que mesmo que sofra influência, vai ter que apresentar a fundamentação”, concluiu.

Para a jornalista Adriana Cruz, responsável pela coluna “Justiça & Cidadania” do jornal O Dia, os jurados têm uma responsabilidade muito grande. “ Há uma influência da mídia, mas há também um poder de discernimento. A mídia é um aparelho ideológico. Sempre foi. E eu acho que essa é a grande virtude dela. Nós temos que olhar para ela e tirar o melhor dela. Tudo tem influência”, pontuou a jornalista.

O desembargador José Geraldo Antônio, que foi presidente do II Tribunal do Júri por seis anos e esteve à frente de casos de grande repercussão, como a morte da atriz Daniela Perez e as chacinas da Candelária e de Vigário geral, foi um dos debatedores do evento. Ele tem uma opinião diferente: “A imprensa é formadora de opinião pública, mas a influência é dentro da sociedade, não é no Tribunal do Júri. Há uma certa especulação de que a mídia faz com que haja um pré-julgamento dos casos do Tribunal do Júri, mas isso não é verdade. Os grandes erros Judiciários não são do Júri. Se verificarmos, através da história, os erros são de juízes togados e sempre dizem respeito à autoria do fato. ”

Também participaram do debate, o presidente do Fórum Permanente de Mídias e Novas Tecnologias da Informação, desembargador Fernando Foch, que abriu o evento; e o desembargador Felipe D’Agostino, vice-presidente do Fórum.

20 de outubro de 2017

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ.



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.