Encerramento do curso “Turmas Recursais do Sistema dos Juizados Especiais”


A Escola de Magistratura do Rio realizou, no último dia 21 de setembro, o encerramento do Curso de Turmas Recursais do Sistema dos Juizados Especiais, no auditório Antonio Carlos Amorim, 4º andar, no Fórum Central.

O curso contou com a presença da diretora-geral da EMERJ, desembargadora Leila Mariano, que abriu o evento ao lado do desembargador Sergio Cavalieri, do Presidente da Comissão dos Juizados Especiais, desembargador Antônio Saldanha Palheiro, do coordenador do curso e das Turmas Recursais do TJRJ, juiz Paulo Roberto Jangutta e do Conselheiro do CNJ, juiz Guilherme Vasi Werner.

A desembargadora Leila Mariano frisou: “Este curso é um marco porque significa que estamos aplicando gestão por competências para o acesso dos juízes a determinados postos. No caso das Turmas Recursais, como não se trata de remoção nem de promoção, mas de mandato de dois anos, foi possível essa exigência por ato administrativo interno. Isso nunca tinha sido feito com relação às Turmas Recursais”.

O desembargador Sergio Cavalieri, ex-presidente do TJRJ e um dos responsáveis pela implantação do sistema dos Juizados Especiais em nosso Estado, relembrou alguns momentos dessa trajetória e destacou: “Os Juizados Especiais visam a reacender no povo, principalmente nas camadas média e pobre, vale dizer, no cidadão comum, a confiança na Justiça e o sentimento de que o Direito, qualquer que ele seja, de pequena ou grande expressão, deve ser defendido”.

E complementou, quanto ao ofício na carreira da Magistratura: “Nós temos o poder de manifestar a vontade do Estado, nós somos escolhidos pelo Estado para manifestar sua vontade, não só no processo, mas também na nossa atuação administrativa, na nossa atuação como Magistrado. Somos nós, homens de discernimento, que temos que ter essa visão de oportunidade, de responsabilidade com o presente e também com o futuro”.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.