EMERJ realiza “Seminário Brasil/Alemanha” sobre Direito do Consumidor

 

A Escola da Magistratura do Rio recebeu, no último dia 27 de agosto, a Ministra da Corte Constitucional da Alemanha Sibylle Kessal-Wulf e o desembargador Sergio Cavalieri Filho para debaterem temas sobre Direito Consumidor. O “Seminário Brasil/Alemanha contou com a abertura da Dra. Karina Nunes Fritz, a coordenação da Desembargadora Leila Mariano, Diretora-Geral da EMERJ e do Desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torre. O Desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, Presidente do TJRJ, também esteve no evento e deu às boas-vindas à ministra alemã.

Ao abrir o seminário, a desembargadora Leila Mariano ressaltou: “Hoje é um dia memorável para a Escola da Magistratura, vamos ouvir expoentes dos dois países sobre experiências com o Direito do Consumidor”. A desembargadora destacou ainda a presença da consulesa alemã no encontro.

Com o tema “Experiência com Direito do Consumidor Europeu: uma análise crítica”, a Ministra Sibylle Kessal-Wurf iniciou sua palestra situando o Direto do Consumidor na Alemanha, onde não existe um código próprio como no Brasil, e os casos desse gênero são regidos pelo Código Civil. A ministra destacou também o fato de o Direito da União Europeia estar em primazia diante dos direitos nacionais: “O Direito Civil na Alemanha atual é produto do legislado na Europa, e sem ele não pode ser descrito entendido”. A ministra alemã também chamou atenção para a peculiaridade de o Direito da União Europeia ter que ser interpretado em todas as línguas faladas nos países que o integram.

O desembargador Sergio Cavalieri discorreu sobre “Experiência com o Direito do Consumidor no Brasil: Uma Análise Crítica”. Iniciou sua palestra destacando os 22 anos do Código do Consumidor, classificado por ele como a lei mais revolucionária do Brasil, um Código de princípios e não de regras. E chamou atenção para alguns outros aspectos: “O Código do Consumidor trouxe de volta para o centro do direito a ética e consagrou o princípio da transparência. E também destacou o princípio da segurança, que passou a ser o fundamento jurídico de todo o sistema de responsabilidade civil que o código estabeleceu”.

Ao final do encontro, a Desembargadora anunciou a realização de um encontro entre Brasil e Portugal a ser realizado em novembro, na EMERJ.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.