EMERJ discute a Ação Penal nº 470


O Fórum Permanente de Especialização e da Atualização nas Áreas do Direito e Processo Penal realizou, no último dia 10 de abril,sua 30º Reunião. Com o tema “Efeitos e Repercussões da Ação Penalnº470”, o encontro foi aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Paulo de Oliveira LanzellottiBaldez e pelo presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional, professor e Mestre e Doutor em Direito do Estado, com estudos doutorais na Universitádegli Studi Roma Ter. Logo após a abertura, foi realizada uma mesa redonda, com a presença do professor da FND –UFRJ e da EMERJ e Mestre e Doutor pela Universidade Gama Filho, desembargador Geraldo Prado e do professor da UFPR e Doutor em Direito Penal e Criminologia pela Universitádegli Studi di Roma laSapienza, Itália.A mesa também contou com a participação do professor e advogado Flavio Pansieri.

Ao abrir o encontro, o desembargador PauloBaldez enfatizou a importância das parcerias realizadas pela EMERJ, como a com a Academia Brasileira de Direito Constitucional. O desembargador também chamou atenção para a forma como a Constituição brasileira vem sendo usada: “Nossa Constituição teve um ápice há um tempo e atualmente vem sofrendo uma desconsideração alarmante de alguns setores jurídicos e sociais. Não se pode deixar escapar aquilo que se conquistou com muita luta e sacrifício”.

Logo em seguida, o Desembargador Geraldo Prado chamou atenção para a função do processualista penal, na Ação Penal nº 470: “Um processualista penal deve levar em consideração que nesse processo estão em jogo situações extraordinárias à política brasileira.” Em seguida, o professor Jacinto Nelson de Miranda Coutinho proferiu sua palestra e destacou a importância de diversas áreas do referido processo:” Esse processo não é alguma coisa que possa se tomar só pelo jurídico; por excelência ele é eminentemente político e nele há possibilidades como sociológicas e antropológicas ”.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.