EMERJ debate Violência contra Mulher com Juíza Americana Susan E. Block

Nova sede da Emerj

A Escola da Magistratura promoveu hoje, dia 19 de agosto, a 11ª Reunião do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, com o tema: “A Experiência Americana no Combate à Violência Doméstica contra a Mulher”, no Auditório Nelson Ribeiro Alves.

A palestrante convidada foi a juíza americana Susan E. Block, especialista na área de Direito de Família. O encontro provocou uma verdadeira troca de conhecimento quanto aos aspectos de Combate à Violência contra a Mulher entre Brasil e EUA.

A desembargadora Leila Mariano agradeceu as palavras da juíza Block, principalmente pela generosidade com que transferiu suas experiências. Citou ainda a morte da juíza Patricia Acioli, uma violência que atingiu todo o Poder Judiciário. E acrescentou: “Todos nós devemos cerrar fileiras na defesa daqueles que são atingidos de forma violenta”.

Com 42 anos de Tribunal e 32 anos de magistratura, a desembargadora Leila também rendeu homenagens à juíza Adriana Ramos de Mello e ao juiz Marcelo Castro Anátocles de Silva Ferreira, pioneiros na luta para implantar no TJRJ o setor de Violência contra a Mulher.

Já a presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, juíza Adriana Mello, ressaltou que a violência contra a mulher no Brasil é um grave problema. E após passar um ano fora do Brasil fazendo cursos, visitando e participando de juizados, pôde constatar que este problema da violência é mundial. E frisou: “a única diferença é quanto a nossa legislação, a Lei Maria da Penha, que confere ao juiz uma atividade não só judicante, mas uma atividade de integração com vários setores como o de segurança pública, saúde e assistência social”. E finalizou: “o juiz da Vara de Violência Doméstica não é só um juiz que profere sentença”.

O público-alvo do encontro foram magistrados, delegados, psicólogos, assistentes sociais, serventuários e estudantes de direito, que participaram intensamente dos debates.

 


Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.