EMERJ debate “Competência e Jurisdição no Âmbito dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”


clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero se reuniu, no último dia 28 de junho, para discutir o tema “Competência e Jurisdição no Âmbito dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, em sua 22ª reunião. O encontro foi aberto pela juíza Maria Daniella Binato de Castro, membro do Fórum, que apresentou os dois subtemas da pauta “Competência das Varas de Família e Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher” e “Jurisdição nas Varas de Família e Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”. O primeiro tema foi analisado pela juíza Raquel Santos Pereira Chispino e pela defensora pública Arlanza Maria Rodrigues Rebello. Já o segundo contou com a palestra da juíza Márcia Alves Succi, da promotora de justiça Lúcia Iloízio Barros Bastos e da psicóloga, terapeuta de EMDR e de Brainspotting e diretora do IPHEN – Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho, Maria Cristina Milanez Werner.

Ao iniciar a reunião, a juíza Maria Daniella Binato de Castro destacou o fato de aquele ser o primeiro encontro de profissionais que atuam em diferentes momentos processuais, porém que tratam de situações que envolvem, de alguma forma, a violência doméstica e familiar contra a mulher. A juíza também ressaltou o objetivo da reunião: “Nosso objetivo é plantar uma semente, estabelecendo um contato mais estreito entre os profissionais que atuam nos juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher e nas varas de família, para que, ao final, possamos juntos atender integralmente as necessidades da mulher, vítima de violência doméstica, coadunando com os relevantes interesses da família”.

E acrescentou a juíza Maria Daneilla: “Buscamos nessa troca de experiência, a prestação de uma jurisdição eficaz e conjuntiva de juízos que, em um primeiro momento parecem ter a mesma competência, mas que na verdade têm competências específicas, que se completam, proporcionando assim, ao jurisdicionado uma justiça plena e abrangente”.

A magistrada Maria Daniella também justificou a ausência das juízas Adriana Ramos de Mello e Anne Cristine Scheele Santos, respectivamente, presidente e membro do Fórum que, em virtude de imprevistos, não puderam estar presente. O encontro aconteceu no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e contou com a presença de psicólogos, defensores públicos, membros da promotoria de justiça, magistrados, estudantes e demais interessados no tema.

PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS