EMERJ e Associação dos Magistrados do TJDFT firmam Termo de Cooperação para ampliar o Curso de Especialização em Gênero e Direito


clique na imagem para ampliar

Na manhã desta quinta-feira (06), durante a abertura do “Seminário Internacional Gênero e Direito – Desafios para a Despatriarcalização do Sistema de Justiça na América Latina”, aconteceu a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis).

O presente termo de cooperação tem por objetivo estabelecer as condições de cooperação técnica, jurídica, científica e pedagógica entre as duas partícipes para a implementação e execução do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gênero e Direito a ser executado pela Amagis, sob orientação pedagógica da EMERJ.

Assinaram o termo o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o presidente da Amagis, juiz Fabio Francisco Esteves.

“É muito bom que a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro abra suas portas para tratar do tema Gênero e Direito, dando maior visibilidade ao assunto, no sentido de promover o enfrentamento consistente da desigualdade de gênero. Nossa Escola sempre se propôs a debater livremente o assunto, e principalmente, sempre esteve do lado daqueles que lutam pela igualdade de gênero, e não aceita qualquer forma discriminatória, tampouco qualquer manifestação de violência dirigida à mulher ou a grupos minoritários. Tanto é assim que a EMERJ possui uma pós-graduação de gênero e direito, que está na segunda turma, e está sendo expandida para o Distrito Federal. A assinatura deste convênio com a Escola da Magistratura do Distrito Federal, mantida pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, permitirá o compartilhamento de conhecimento”, declarou o diretor-geral da EMERJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.

A coordenadora do Curso de Especialização em Gênero e Direito da EMERJ, juíza Adriana Ramos de Melo, considerou: “A EMERJ tem papel importante na formação e aperfeiçoamento dos magistrados do Rio de Janeiro e tem como uma de suas missões disseminar o conhecimento. E visando a disseminar esse conhecimento, a Escola deu início este ano a nossa segunda turma do Curso de Especialização de Gênero e Direito, e inclusive a Escola da Magistratura do TJDF solicitou através de um convênio que esse curso fosse estendido e ampliado para aquele estado”.

A magistrada informou acerca do curso, dizendo: “Este curso possui uma estrutura curricular completa e têm professores e professoras do mais alto gabarito, que trabalham durante 380 horas com profundidade na pauta questão de gênero. Isso não é pouca coisa, isso é muita coisa; é a primeira Escola de Magistratura que trabalha de uma forma aprofundada as questões de gênero e direito”.

06 de dezembro de 2018
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da EMERJ



Magistrados EMERJ

MAGISTRADOS

Informações sobre cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento.

Virtual EMERJ

VIRTUAL EMERJ

Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cursos oferecidos na modalidade a distância.

Portal Acadêmico EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

Destinado aos alunos e professores do Curso de Especialização em Direito Público e Privado.

Eventos EMERJ Gratuitos

EVENTOS EMERJ GRATUITOS

Fóruns, seminários e ciclo de palestras destinadas ao público em geral.

Publicações EMERJ

PUBLICAÇÕES

Artigos jurídicos de diferentes áreas do direito.

Informativo EMERJ

INFORMATIVO

Divulgação de eventos, cursos e notícias.

EMERJ em Pauta

EMERJ EM PAUTA

É o programa em vídeo disponibilizado no seu canal de Youtube, destinado a estudantes, profissionais do Direito e público em geral.

Eventos Gravados EMERJ

EVENTOS GRAVADOS

Seminários e ciclo de palestras realizados pela EMERJ.

Vídeo Institucional EMERJ


VÍDEO INSTITUCIONAL

Lançamento de Livros

LANÇAMENTO DE LIVROS

Divulgação dos lançamentos de livros de autores da área jurídica.

Eventos Externos

EVENTOS EXTERNOS

Divulgação de eventos da área jurídica de outras instituições.