EMERJ discute "O Poder Político do Juiz e a Constituição"


clique na imagem para ampliar

“O Poder Político do Juiz e a Constituição” foi o tema discutido na reunião do Fórum de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essênciais da Justiça realizada no dia 27 de agosto. Aberto pelo presidente do Fórum, desembargador Elmo Arueira, o encontro contou com as palestras da desembargadora Áurea Pimentel Pereira e do desembargador Nagib Slaibi Filho. Também esteve presente, ocupando a posição de debatedor, o presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro – AMAERJ, juiz Rossidélio Lopes da Fonte.

O desembargador Elmo Arueira deu início à reunião e destacou: “O assunto a ser debatido é da atualidade e no dia a dia ele é enriquecido pelos acontecimentos que despertam a atenção específica para as atividades dos julgadores”.

Durante a palestra realizada pelo desembargador Nagib Slaibi, o magistrado declarou: “O juiz tem liberdade para julgar, mas uma liberdade restrita, pois ele não pode ir além, ele não pode criar aquilo que a lei não criou”.

Em seguida, a desembargadora Áurea Pimentel fechou o encontro e trouxe contribuições sobre o tema.

A reunião do Fórum Permanente de Estudos Interdisciplinares, Ética e Deontologia no Exercício da Jurisdição e das Funções Essenciais da Justiça foi realizada no auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves.


PORTAIS

MAGISTRADOS

VIRTUAL EMERJ

PORTAL ACADÊMICO

eventos


EVENTOS EMERJ

LANÇAMENTO DE LIVRO

EVENTOS EXTERNOS

PUBLICAÇÕES

Revista da EMERJ

Série Aperfeiçoamento de Magistrados

Direito em Movimento

Revista de Artigos Científicos dos Alunos da EMERJ



REVISTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO CONSUMIDOR E RESPONSABILIDADE CIVIL





Monografias apresentadas pelos alunos da EMERJ

Cadernos do Curso de Extensão de Direito do Consumidor

MÍDIAS

Conheça a EMERJ

PAPO LEGAL - PODCAST

EVENTOS GRAVADOS