Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Visão Internacional dos Direitos Humanos

A Escola da Magistratura promoveu dia 19 de outubro, mais um seminário sobre os 23 anos da Constituição da República - uma manhã de estudos que versaram sobre Direitos Humanos.

A desembargadora Leila Mariano, diretora da EMERJ, ao apresentar os palestrantes, Douglass Cassel e Angel Oquendo, ressaltou a importância desse evento e frisou: “Neste seminário teremos uma visão internacional dos Direitos Humanos”.

O professor Douglass Cassel, Diretor do Center for Civil and Human Rights da University of Notre Dame abordou o tema: “A Relação entre o Sistema Nacional e Internacional de Proteção pelos Direitos Humanos e o papel dos magistrados nesta relação”. Já o professor Angel Oquendo da University of Connecticut (EUA), explanou sobre: “Em Direção a uma Nova Cultura de Direitos Humanos Fundamentais na América Latina”, tendo como debatedores o Desembargador Sérgio de Souza Verani, diretor do Fórum Permanente de Direitos Humanos da EMERJ. Estiveram a mesa a Desembargadora Denise Levy Tredler, Conselheira Titular do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e o Juiz Marcelo Anátocles que é membro suplente do referido Conselho.

Na ocasião, houve o lançamento do livro “Realização e Proteção Internacional dos Direitos Humanos Fundamentais” – Desafios do Século XXI, obra conjunta de pesquisadores dos Estados Unidos e Brasil, organizada pelos autores Douglass Cassel e Narciso Leandro Xavier Baez.

O encontro aconteceu no Auditório Nelson Ribeiro Alves e teve a coordenação do Desembargador Luis Gustavo Grandinetti C. de Carvalho, do Juiz Federal Narciso Leandro Xavier Baez e do professor Dr. Rogério Nery.