Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Direito e Psicanálise realiza sua segunda reunião


O Fórum Permanente de Direito e Psicanálise realizou, no último dia 7 de maio, sua 2ª reunião. O encontro recebeu o psicanalista, membro da Associação Insistance e do corpo Freudiano seção Rio de Janeiro, o professor francês Jean-Michel Vivés, para debater o tema “O que é o homem?”.  Também participaram da mesa de abertura a vice–presidente do Fórum, a juíza Andréa Pachá; os membros do Fórum, Dr. Antônio Pedro Melchior; juiz Rubens Casara e o psicanalista, Diretor do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, Membro da Associação Insistance de Paris, professor Marco Antonio Coutinho Jorge.
        
Na abertura da reunião, o desembargador Luis Gustavo Grandinetti ressaltou: “A aproximação do Direito, da psicanálise, da psicologia e áreas afins é uma demonstração que a casa esta aberta ao multidisciplinar. Certamente o Direito irá recolher muitos benefícios dessa aproximação. O Direito e os profissionais do Direito.” Em seguida, o psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge completou: “A conexão direito e psicanálise é fundamental para a psicanálise”.

Em sua palestra, o psicanalista francês Jean-Michel Vivés chamou a atenção para a articulação entre a Psicanálise e o Direito: “A relação entre a psicanálise e o Direito vem sendo pensada há muito tempo, mas não é uma relação evidente. A psicanálise é uma prática que se dirige ao sujeito e ao singular, e o Direito se endereça efetivamente a um grupo e a uma sociedade.” O professor usou casos reais franceses para ilustrar sua palestra.

A 2º reunião do Fórum de Direito e Psicanálise lotou o auditório Desembargador Paulo Roberto leite Ventura e teve o apoio da Escola de Psicanálise Corpo Freudiano.