Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum Permanente de Direito Empresarial da EMERJ realiza sua 51ª Reunião

 

No último dia 13 de junho, no Auditório Nelson Ribeiro Alves da EMERJ, o Fórum Permanente de Direito Empresarial apresentou na sua 51ª reunião o tema: “Desafios do Direito Societário”. Na abertura, a Desembargadora Leila Mariano, Diretora-Geral da EMERJ, cumprimentou os presentes e ressaltou o dinamismo do Desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, presidente do Fórum.

O primeiro tema discutido foi a “Desconsideração da Personalidade Jurídica e Limitação da Responsabilidade na EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada”, pelo Doutor Flávio Maia Fernandes dos Santos, Mestre em Direito pela New York University School of Law, Graduado em Direito pela UERJ e em Administração pela FGV, Coordenador Acadêmico e professor de cursos de Pós-graduação em Direito da FGV, e Diretor da RDB - Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais, que fez um rápido balanço histórico quanto à questão da limitação da responsabilidade dentro da sociedade empresarial. Apresentou ainda algumas reflexões sobre o Projeto do Novo Código de Processo Civil e o Projeto do Novo Código Comercial.

O segundo tema “Comitê de Aquisições e Fusões” foi apresentado pela Doutora Norma Parente, Pós-graduada em Direito Empresarial pelo Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Direito (CEPED), Professora de Direito Societário na PUC-Rio e na Pós-Graduação da FGV Direito Rio, Procuradora Aposentada do Estado do Rio de Janeiro e ex-diretora da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Ainda participaram como debatedores: o advogado, Doutor Wanderley Werneck, e a também advogada e Mestre em Direito Civil pela UERJ, Doutora Theresa Werneck.