Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Fórum de Direito da Família realiza mesa redonda com os juízes da capital


Em sua 36ª Reunião, o Fórum Permanente de Direito da Família promoveu uma mesa redonda com os juízes de família da capital, sobre “Temas Polêmicos de Direito de Família”. O encontro lotou o auditório Antonio Carlos Amorim, na EMERJ.

O evento foi aberto pela presidente do Fórum, desembargadora Katya Maria Monnerat, que deu boas-vindas a todos os palestrantes e explicou o funcionamento da mesa redonda. Os assuntos propostos foram divididos em três temas centrais: Mediação Familiar, Alimentos e Intervenção do Estado.

Fizeram parte do primeiro bloco, os temas “Guarda Compartilhada na falta de diálogo”, apresentado pelo juiz Gerardo Carnevale Ney da Silva, “Mediação familiar”, pela juíza Ana Célia Montemor Soares Rios Gonçalves e “União estável”, sob a responsabilidade da juíza Gisele de Lima e Silva Rossi. A segunda parte da reunião teve início com o tema “Alimentos Gravídicos”, com o juiz Gerardo Carnevale Ney da Silva. Em seguida a juíza Mônica Fabião discorreu sua fala sobre “Alimentos sob face dos pais socioafetivos” e “Alimentos nas famílias dúplices.”. O bloco foi finalizado com a apresentação da juíza Regina Helena FábregasFerreira sobre “Alimentos para ex-cônjugues/companheiros.”

O terceiro e último bloco foi aberto pela desembargadora Katya Maria Monnerat, que defendeu o tema“Alienação parental”. Em seguida a juíza Monica Fabião abordou “Abuso sexual e prova testemunhal”, e o juiz André Cortes Vieira Lopes, “Multa por litigância de má-fé nas ações dealienação parental”, enquanto o juiz Gerardo Carnevale Ney da Silva falou sobre “Inversão de Guarda e a juíza Leise Rodrigues de Lima Espírito Santo terminou a mesa redonda com o tema “Transexualidade”.

Após cada ciclo de debates e ao fim da mesa redonda, foram realizados debates entre os membros da mesa e o público.