Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Despedida do Desembargador Sérgio Verani da presidência do Fórum de Direitos Humanos


A 34ª última reunião do Fórum Permanente de Direitos Humanos, última do ano 2012, aconteceu no dia 06 de dezembro e teve como tema “A Declaração Universal dos Direitos Humanos - 64 anos – Como sair do papel para a vida?”. Na ocasião, o presidente do Fórum, Desembargador Sérgio de Souza Verani, anunciou que a partir do próximo ano o cargo será ocupado pelo juiz Rubens Casara, por ele ter sido eleito, no último dia 3 de dezembro, o novo diretor–geral da EMERJ – biênio 2013/2014.

Ao iniciar sua palestra, o desembargador Verani prestou homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, falecido na madrugada anterior, destacando sua genialidade. Durante a abertura o diretor eleito da EMERJ destacou a importância do tema da palestra: “Este tema é uma questão fundamental para a atividade jurídica, é como trazer para a vida essas declarações que se tornam basicamente cristalizadas no papel. Essa é uma discussão que sempre tem integrado os encontros do Fórum Permanente de Direitos Humanos.”

Durante a palestra, o representante do Instituto de Estudos Críticos de Direito, professor Miguel Lanzelloti Baldez e a coordenadora nacional do Movimento dos trabalhadores rurais sem terra, Marina Santos, abordaram os temas relacionados à propriedade de terra e aos direitos humanos, no Brasil.