Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desenvolvimento Sustentável é tema de novo curso realizado pela EMERJ


Em cumprimento à agenda de sustentabilidade do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, a EMERJ iniciou nesta sexta-feira, dia 18 de maio, o Curso de Desenvolvimento Sustentável, destinado a magistrados, com competência ambiental, servidores e público em geral. O Curso é coordenado pelo Desembargador Jessé Torres, que é responsável pela comissão especial criada para viabilizar a sustentabilidade no Poder Judiciário.

A Diretora-Geral da Escola, Desembargadora Leila Mariano, ressaltou a importância do curso: “É um prazer nos reunirmos aqui para tratar de tema tão atual, e que tem estreita relação a atividade jurisdicional e administrativa do Poder Judiciário. As palestras foram transmitidas por videoconferência para os magistrados e servidores dos núcleos de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna, Petrópolis, Volta Redonda e Cabo Frio.

O professor Haroldo Mattos de Lemos discorreu sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável” e abordou os seguintes tópicos: Economia Verde, Transformação da Biosfera, Problemas Globais que vamos enfrentar no século XXI, e os Megadesafios para a humanidade atingir o desenvolvimento sustentável.

O Desembargador Jessé Torres deu a conhecer a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e falou sobre Sustentabilidade nas Contratações Administrativas. Na oportunidade, declarou “o que se deve indagar não é quanto custa para viabilizar a sustentabilidade, mas quanto custará se não realizarmos uma administração sustentável”.

No dia 28 de maio, o tema A Política Nacional de Resíduos Sólidos será analisado pelo professor Fernando Altino Medeiros Rodrigues e o tema Questões Ambientais da Atualidade e do Consumo Consciente, pela professora Dilma Lúcia da Costa Pimentel da Silva. As próximas palestras serão realizadas nos dias 4, 11 e 18 de junho.